Por: Affonso Nunes

A estratégia é ser feliz

Criado para homenagear Tim Maia, o Estratégia faz de seus desfiles uma grande celebração à Música Preta Brasileira | Foto: Diogo Melo/Divulgação

Misturando o swing dos bailes black com a força dos ritmos afro-brasileiros, o Bloco Estratégia é um dos destaques do carnaval de rua carioca. Em 2025, a festa será em homenagem a Wilson Simonal, mestre do balanço nacional, e acontece no dia 22 de fevereiro, no Largo São Francisco de Paula. Entre os clássicos no repertório do cantor que fez enorme sucesso nos anos 1960 e 1970, sucessos como "Nem Vem Que Não Tem", "Nanã", "Zazueira" e "Sá Marina" serão a senha para embalar os foliões. Este ano também marca meio século do álbum "Racional", de Tim Maia, e o bloco, que tem o cantor como seu grande patrono, vai celebrar o disco icônico com um set especial do mestre do soul brasileiro. "Que Beleza", "Guiné Bissau, Moçambique e Angola" e "O Caminho do Bem" são algumas das faixas que ganharão novas interpretações nos tambores da Bateria Cabulosa.

Outro momento aguardado do desfile é o tradicional Beijaço, quando o bloco diminui o ritmo para que casais de todos os gêneros possam expressar seu afeto ao som de músicas como "Baby 95", "Febre", de Liniker, e "Baiana", de Emicida.

A novidade do ano fica por conta da inclusão d'Os Garotin no repertório. Considerado um dos nomes mais empolgantes da música preta contemporânea, o trio chega ao desfile com "Queda Livre".

Criado em 2012 por músicos de outros blocos cariocas, o Estratégia nasceu como uma homenagem a Tim Maia e rapidamente conquistou um público fiel, reunindo cerca de 10 mil foliões a cada edição. Depois de passar por pontos históricos como a Rua do Lavradio, Pedra do Sal e Praça Tiradentes, o bloco se fixou no Largo São Francisco de Paula, onde se apresenta desde 2015.

A inspiração vem dos lendários bailes black, com um repertório focado na MPB - Música Preta Brasileira -, exaltando artistas como Jorge Ben, Bezerra da Silva, Criolo e Leci Brandão. Ao longo dos anos, já recebeu convidados de peso, como Sandra de Sá e Serjão Loroza, consolidando-se como uma referência no carnaval carioca.

Além da festa, o Estratégia tem compromisso com a formação musical e a inclusão. Desde 2014, mantém a oficina da Bateria Cabulosa, oferecendo aulas de percussão para novos integrantes. O projeto, realizado na casa Volta do Mundo e Conexões, acontece de abril a julho, no módulo junino, e de setembro ao carnaval, no módulo carnavalesco.

Desde 2020, o bloco reforçou sua vocação inclusiva, oferecendo bolsas para pessoas LGBTQIAPN e moradores de áreas periféricas do Rio, garantindo um carnaval mais diverso e acessível. Enquanto os integrantes regulares contribuem com uma taxa de manutenção, os bolsistas recebem isenção, ampliando o acesso à cultura e à tradição dos blocos de rua.

SERVIÇO

BLOCO ESTRATÉGIA

Desfile: 22/2, no Largo São Francisco de Paula, às 9h.

Ensaio aberto: 16/2, na Garagem Delas (Rua da Carioca, 87), a partir das 16h

Entrada franca