Mangueirenses de fina estirpe batem ponto nesta quarta e quinta-feira (19 e 20) para mais uma edição do Show da Mangueira, uma das atrações mais aguardadas nas semanas que antecedem o desfile no Sambódromo. O elenco deste ano é da mais alta patente reunindo Alcione, Chico Buarque, João Bosco, Leci Brandão, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha e Xande de Pilares. E tem ainda a participação especial da Velha Guarda Musical da Mangueira, dos intérpretes Marquinhos Art´Samba e Dowglas Diniz e da bateria da verde e rosa.
Com direção geral de Túlio Feliciano, produção geral de Vinícius França e direção musical de Pretinho da Serrinha, o Show de Verão Mangueira foi criado para o carnaval de 1998, quando Chico Buarque foi enredo da escola e levou a EStação Primeira de Mangueira a mais um de seus tantos campeonatos.
Desde então, participaram do evento, cuja bilheteria ajuda a custear o carnaval da escola, alguns dos mais importantes nomes da música brasileira, como Gal Costa, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Elba Ramalho e Maria Rita, entre outros.
Além da apresentação dos artistas convidados e da Velha Guarda da escola, o encerramento do show promete uma celebração ao orgulho negro, com bateria, passistas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola defendendo com garra um dos sambas mais bonitos da história da escola.
A Mangueira levará para a Sapucaí, em 2025, o enredo "À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões", que exalta a influência dos povos bantus na formação cultural do Rio de Janeiro. A escola revisita essa herança desde a chegada dos africanos pelo Cais do Valongo até suas marcas na linguagem, na religiosidade e nas tradições cariocas.
Sob a assinatura do carnavalesco Sidnei França, o desfile propõe um olhar profundo sobre a presença banto na cidade, ressaltando como sua história se entrelaça com a identidade carioca. A força dessa ancestralidade será celebrada com cores, ritmos e simbolismos que traduzem a resistência e a riqueza cultural do povo negro.
SERVIÇO
SHOW DE VERÃO DA MANGUEIRA
Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo) | 19 e 20/2, às 21h
Ingressos a partir de R$ 120