'Retratos Fantasmas' disputará um lugar ao sol no Oscar 2024

De Recife parao mundo: Relato afetivo de Kleber Mendonça Filho sobre a capital pernambucana, ‘Retratos Fantasmas’ disputará um lugar ao sol no Oscar 2024

Por Affonso Nunes

Retratos Fantasmas

De Recife para o mundo

"Retratos Fantasmas", do pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª premiação do Oscar 2024. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

O documentário de Mendonça Filho - um dos mais respeitados diretores brasileiros da atualidade - superou a disputa com outros 27 longas e passou para o segundo turno do processo decisório com "Estranho Caminho", de Guto Parente; "Noites Alienígenas", de Sergio de Carvalho; "Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha"; de Eduardo Albergaria; "Pedágio", de Carolina Markowicz; e "Urubus", de Claudio Borrelli.

Documentários não são muito comuns na categoria de filme estrangeiro, mas antes mesmo de saber a decisão da Academia Brasileira de Cinema, ocorrida no início da tarde desta terça-feira (12), o diretor já tinha uma estratégia de lançamento do filme nos Estados Unidos, uma isca para poder chamar a atenção de Hollywood. A distribuidora escolhida contratou uma empresa especialista em marketing para o Oscar - a mesma que desenvolveu a divulgação de "Parasita" e "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", produções sul-coreanas que ficaram com a cobiçada estatueta.

Já em cartaz no circuito exibidor brasileiro, "Retratos Fantasmas" é um relato muito pessoal de Mendonça Filho sobre uma Recife anterior aos arranha-céus, à violência e, principalmente, à decadência dos cinemas de rua.

O cineasta vai de sua casa, no bairro de Setúbal à região central da capital pernambucana, onde recorre a imagens de arquivo para relembrar esse período. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.