MULHER DE..., de Malgorzata Szumowska e Michal Englert: A diretora de "Body" (2015) volta a unir forças com seu habitual parceiro (e fotógrafo) para exumar os cancros morais de sua Polônia natal. Dentro do cenário das transformações da sociedade polonesa de um país comunista para capitalista, acompanhamos 45 anos da vida de Aniela Wesoly na sua jornada em busca da liberdade como uma mulher trans. Ela enfrenta dificuldades nas relações familiares e atitudes complicadas no seu entorno, em um contexto que a obriga a fazer escolhas difíceis e, também, sacrifícios. Circuito: Reserva Cultural 1, 13h30.
INGEBORG BACHMANN - JORNADA PELO DESERTO, de Margarethe Von Trotta: É sempre bonito ver a diretora de "Hanna Arendt" (2012) cartografar as vozes femininas que desafiaram o sexismo na Filosofia ou, no caso de seu novo filme, na Literatura. Notável e carismática, Ingeborg Bachmann (a brilhante Vicky Krieps) conquistou espaço no mundo predominantemente masculino da literatura alemã com sua poesia. Ainda jovem, ela está no auge da carreira quando conhece o famoso dramaturgo Max Frisch. Os dois se apaixonam, até que conflitos pessoais e profissionais começam a perturbar a harmonia do casal. O longa foi um dos achados da competição pelo Urso de Ouro de Berlim, em fevereiro. Circuito: Espaço Itaú Augusta 1, 17h40.
ATRÁS DAS MONTANHAS, de Mohamed Ben Attia: Laureado na Berlinale de 2016 com o Prêmio de Melhor Filme de Estreia, com "A Amante" ("Heidi"), o diretor tunisiano volta a seu tema mais delicado: a paternidade. Depois de passar quatro anos na prisão, Rafik (Majd Mastoura) tem apenas um plano: levar o filho para as montanhas e mostrar a ele sua incrível descoberta. Mas seu périplo afetivo será árduo. Esta produção passou pelo Festival de Veneza, antes de circular pela Mostra. Circuito: Espaço Itaú Augusta 2, 21h50.