Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Crítica 'A Sociedade da Neve': Difícil não pular da poltrona com a sequência eletrizantes

'A Sociedade da Neve' arrebatou o júri popular de San Sebastián | Foto: Divulgação

Desde a conquista do prêmio de júri popular do Festival de San Sebastián, em sua Espanha natal, em setembro, "A Sociedade da Neve" pede passagem à indústria audiovisual como um potencial concorrente ao Oscar, o que se referendou com a indicação deste Netflix Original pro Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. Ganhou ainda o European Film Aaward de Efeitos Visuais e Maquiagem Visagismo, e concorre a um mar de Goyas (13), o troféu mais importante do cinema espanhol.

São reconhecimentos que coroam a dimensão de espetáculo do cinema de J. A. Bayona, que, lá atrás, em 2007, despontou como artífice do terror no cult "O Orfanato". Mas o lado autoral de sua artesania perdeu-se ali.

Realizador de "O Impossível" (2012), sobre tsunamis na Tailândia, e da (horrenda) série Amazon Prime "O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder" (2022), Bayona foi ovacionado pela forma tecnicamente exuberante (e assustadora) como revive um episódio desastroso para a aviação civil da América Latina. A trama recria a queda de um avião com a seleção de rúgbi do Uruguai na Cordilheira dos Andes em 1972. Não lhe falta destreza técnica, o problema é a falta de refinamento na construção dos personagens, unidimensionais. Fica no ar uma certa marola antiética pela maneira como o diretor representa a Morte.

Apesar disso, é difícil não pular da poltrona com a sequência do choque da aeronave uruguaia com os Andes e é mais difícil ainda não roer todas as unhas diante das avalanches que acossam os sobreviventes do voo. Bayona conversa com clássicos da telona como "Inferno na Torre" (1974) ao reviver o calvário dos atletas e outros passageiros. Estreia na Netflix no dia 4 de janeiro, mas está em cartaz numa sessão diária, às 17h20, no Kinoplex Fashion Mall. (R.F.)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.