Hermano da Cahiers

Mais prestigiada revista de cinema da História elege 'Trenque Lauquen', produção argentina em duas partes, com duas horas cada, o melhor filme de 2023

Por Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

'Trenque Lauquen' é um filme de duas partes que levou a Argentina às cabeças do Top Ten da Cahiers du Cinéma

Segundo a enquete anual da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), o título de "'O' Filme Do Ano" pertence à dramédia finlandesa "Folhas de Outono" ("Fallen Leaves"), de Aki Kaurismäki, já lançado. Entretanto, outro colegiado, beeeeeem mais polêmico, o time de críticos da "Cahiers Du Cinéma", a revista mais importante do planeta quando se fala sobre produção audiovisual, preferiu centrar seu afeto na América do Sul, numa produção com CEP na Argentina, fazendo dela seu xodó.

Na última sexta-feira, quando lançou sua edição de dezembro, em sua terra natal, a França, o periódico que teve François Truffaut e Jean-Luc Godard em seu rol de escribas anunciou o Top Ten de 2023, elencando no topo de sua lista dos dez melhores longas-metragens lançados de janeiro para cá "Trenque Lauquen", criação da El Pampero Cine, com 4h22 minutos de duração, dividida em duas partes (uma de 2h09 e outra de 2h13) dirigida pela cineasta Laura Citarella.

Kaurismäki ficou em quinto, na seleção dos franceses. O segundo lugar, depois da joia de Laura, foi "Fechar os Olhos", do espanhol Victor Erice. O terceiro colocado é o ganhador da Palma de Ouro: "Anatomia De Uma Queda", de Justine Triet. Em quarto aparece Spielberg e seu autobiográfico "Os Fablemans". Em sexto entra "Désordres", de Cyril Schaüblin. O sétimo colocado vem da Romênia e saiu do Festival de Locarno com o Prêmio do Júri: "Não Espere Muito Do Fim Do Mundo", de Radu Jude. A oitava vaga foi confiada a "Le Gang Des Bois du Temple", de Rabah Ameur-Zaïmeche, e a nona foi para "Culpa e Desejo", de Catherine Breillat, já em cartaz no Brasil. A décima colocação deu empate entre "Showing Up", de Kelly Reichardt, e "Um Prince", de Pierre Creton.