Por: Pedro Sobreiro

Godzilla vs Kurt Russell: Produção abre as comemorações dos 70 anos do Godzilla

Série do Apple TV explora o passado do Godzilla e da Monarch, a organização por trás do'Monsterverse' | Foto: Divulgação/ Apple TV

Em exibição desde dezembro de 2023, a série 'Monarch - Legado de Monstros' vem conquistando os fãs do chamado 'Monsterverse' da produtora 'Legendary', ao lançar episódios semanais no streaming Apple TV. Já em sua reta final, a produção é ambientada no universo do Godzilla, iniciado em 2014 e que agora se prepara para um novo capítulo em 2024, com Godzilla e Kong: O Novo Império. A trama se passa entre a década de 1950 e o ano de 2015, quando o mundo ainda vive as consequências do ataque do Rei dos Monstros à Los Angeles.

Ao longo das semanas, o público aprende um pouco mais sobre as origens da 'Monarch', a organização secreta responsável por monitorar e estudar os monstros gigantes, enquanto observa como o mundo precisou se adaptar a essas criaturas podendo atacar a cidade novamente.

O elo entre passado e 'futuro' é um personagem conhecido como Lee Shaw. Membro fundador da 'Monarch', ele é interpretado na versão de 2015 pelo sempre espetacular Kurt Russell, que dispensa apresentações, e a versão dos anos 50 é vivida pelo filho de Kurt, Wyatt Russell, cuja carreira ainda está em fase de maturação, mas já encabeçou projetos interessantes até agora, como o filme 'Operação Overlord' (2018) e a série 'Falcão e o Soldado Invernal' (2021). Em dezembro do ano passado, durante coletiva concedida na Comic Con Experience, eles falaram um pouco mais sobre essa chance de trabalharem juntos.

"Nós tivemos oportunidades anteriores de trabalhar em personagens como pai e filho, mas nunca nos sentimos atraídos de verdade pelas ideias. Porém, quando veio a proposta de Monarch, nós pudemos conversar com Chris Black e Matt Fraction [os produtores da série] para construirmos juntos esses personagens. E quando você tem uma chance de trabalhar com um personagem tão icônico quanto o Godzilla, em uma produção chancelada pela Apple, não teve como não embarcar na série", contou Kurt Russel.

Além disso, o consagrado ator disse que pesou muito em sua decisão de embarcar no projeto a qualidade do elenco.

"Quando surgiu a oportunidade de trabalhar junto com meu filho, entendi que era um trabalho que não podia deixar passar, porque talvez nunca mais tivesse a chance de fazer algo parecido. E ao começar as gravações, fui surpreendido por esse grande elenco. Esses atores são geniais! Quando você entra em um projeto, é com esse tipo de elenco que queremos trabalhar, porque são profissionais muito bons, são pessoas muito boas. Eu aprendo muito mais com eles do que eles comigo. Eles trazem muito mais coisas boas para a série do que eu", concluiu Kurt Russell.

Já Wyatt Russell, que apareceu com um visual bem diferente da série, foi mais brincalhão e exaltou a possibilidade de seu personagem crescer com o desenrolar do show.

"Eu estou sempre pronto para agarrar uma chance de NÃO trabalhar com o meu pai [risos]. Mas assim que surgiu essa proposta, foi ótimo, porque a série não é sobre o Lee. Nós fazemos parte de algo muito maior [o Monsterverse], então a gente viu esse personagem como um ser vivo. E fomos evoluindo com ele ao longo das gravações. Logo no começo, conversamos para definir como o Lee seria. Afinal, não é um papel de pai e filho. Nós somos o mesmo personagem em diferentes épocas. Foi desafiador, mas também foi divertido chegar a um ponto de como ele deveria evoluir para que houvesse coerência na história", revelou Wyatt Russell.


 

Produção abre as comemorações dos 70 anos do Godzilla

Já em 2015, Kurt Russell dá vida a Lee Shaw, um ex-militar que sabe todos os segredos da Monarch | Foto: Divulgação/ Apple TV

Mesmo se tratando de uma série para TV, 'Monarch - Legado de Monstros' contou com um alto orçamento, o que reflete não apenas no Godzilla, que tem algumas de suas aparições no passado reveladas, mas também nos novos monstros que integram esse universo. É cada criatura mais criativa que a outra, o que rendeu aos produtores um desafio ainda maior: deixar a trama interessante sem depender só dos monstrões.

O showrunner da série, Chris Black, disse que a chave para uma boa produção de monstros gigantes é justamente entender e desenvolver o elenco humano e seus dramas.

"Trabalhar os personagens humanos foi a parte mais importante para a série funcionar. Por mais incríveis que sejam esses monstros - e eles são, nós entendemos que as pessoas não ligariam a TV toda semana para assistir o Godzilla chutando um prédio ou algo do tipo por uma hora. Desenvolver as questões humanas foi nosso trabalho de máxima prioridade [...] Mas também só conseguimos contar a história desse universo de monstros nas telinhas porque tivemos apoio da Apple. Tivemos o desafio de retratar essas criaturas fantásticas sem fazer que parecessem ameaças baratas, enquanto desenvolvíamos um núcleo humano que conseguisse ser extremamente interessante, mesmo diante desses monstros. Foi um prazer ver esses personagens evoluindo", afirmou Chris Black.

'Monarch - Legado de Monstros' termina agora em janeiro de 2024. É a primeira produção do ano relacionada ao Godzilla, que completa impressionantes 70 anos de criação. Lançado em 1954 pela Toho, o Rei dos Monstros foi criado por Tomoyuki Tanaka, Ishiro Honda e Eiji Tsuburaya, como uma metáfora aos horrores da Segunda Guerra Mundial e sua abominável bomba atômica. Desde então, ele já foi retratado em mais de 30 produções e agora segue como um dos personagens mais rentáveis do cinema norte-americano, sendo o grande astro do Monsterverse.

Nesse universo, por trás da aparição dos monstros, sempre há a presença da Monarch, que é a grande estrela da série. Quando perguntado se a organização, no fim das contas, é boa ou má para o mundo, Kurt Russell foi sincero.

"Essa pergunta nos enlouqueceu por cinco meses, durante as gravações. A gente não sabe se a Monarch é boa ou ruim, só sabemos que ela está lá. E esse é o grande ponto da série".

Os episódios de 'Monarch - Legado de Monstros' são lançados toda sexta-feira, exclusivamente no streaming 'Apple TV '.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.