A força do Barbenheimer

'Oppenheimer' confirma seu favoritismo no Oscar 2024 com 13 indicações. 'Barbie' recebe oito, mas é superada por "Ponbres Craituras' e 'Assassinos da Lua das Flores'

Por Affonso Nunes

Barbie

Ao serem lançados como duas grandes apostas de Hollywood na mesma época do ano passado, "Barbie", de Greta Gerwig, e "Oppenheimer, de Chris Nolan, foram objetos de muitos memes que induziam o público a conferir os os dois (excelentes) longas no cinema. Essa força foi exibida aos longo de premiações como a promovida pelo Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos e no Globo de Ouro e agora é confirmada ás vésperas do Oscar 2024.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta terça-feira (23) os indicados à sua 96ª edição do Oscar, a mais importante e impactante premiação da indústria americana de cinema.

Tendo como apresentadores os atores Zazie Beetz e Jack Quaid, o anúncio dos indicados foi transmitido em tempo real direto do Samuel Goldwyn Theater, em Los Angeles.

Não foi nenhuma surpresa que "Oppenheimer", um tratado estilístico

sobre a saga do cientista responsável por liderar o Projeto Manhattan - o programa confidencial dos Estados Unidos que desenvolveu a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial - liderasse as indicações: 13 no total, incluindo categorias de peso como melhor filme, melhor direção, melhor ator (Cillian Murphy), melhor atriz coadjuvante (Emily Blunt) e melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr.). E ainda melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor montagem, melhor som, melhor trilha sonora, melhor maquiagem e melhor figurino

Campeão das bilheterias do ano passado, "Barbie" ficou com oito indicações - melhor filme, figurino, ator coadjuvante (Ryan Gosling), atriz coadjuvante (America Ferrera), roteiro adaptado, música ("I'm Just Ken", de Ryan Gosling, e "What Was I Made For?", de Billie Eilish) e design de produção -, sendo que nem sua diretora e nem sua protagonista (Margot Robbie) foram relacionadas em suas categorias.

Correndo por fora, surgem "Pobres Criaturas" (11 indicações) e "Assassinos da Lua das Flores" (10 indicações), que receberam mais indicações ao Oscar do que "Barbie". O primeiro é um filme de romance e ficção científica dirigido por Yorgos Lanthimos e produzido por Emma Stone, que também atua no longa que ganhou muita força nas últimas semanas. E "Assassinos da Lua das Flores" é o trabalho mais recente do aclamado diretor Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio e Roberto De Niro em seu elenco.

Aposta brasileira para representar o país na maior premiação do cinema mundial, "Retratos Fantasmas", do realizador pernambucano Kleber Mendonça Filho, acabou ficando fora de seleção de produções postulantes á cobiçada estatueta de melhor filme estrangeiro, que terá 'Io Capitano" (Itália) e "Anatomia de Uma Queda" (França) como seus mais fortes concorrentes.