Centrado nas consequências do processo de transição de gênero de um poderoso chefão de cartel mexicano, "Emilia Pérez" segue desde sábado no posto de favorito de Cannes quando se especula sobre quem vai sair premiado neste sábado. Jacques Audiard pode conquistar sua segunda a Palma de Ouro pelo filme, tendo sido laureado com o troféu antes por "Dheepan - O Refúgio".
Desta vez é pelas chaves do melodrama cantado que ele pode vencer, tendo Karla Sofía Gascón no papel central da mulher trans que enfrenta uma série de adversidades para se ver numa identidade em que se reconheça.
Seu maior rival vem da Índia: "All We Imagine As Light", da diretora Payal Kapadia. É um painel sobre mulheres em choque com os conflitos sociais de uma grande cidade. Estima-se que "The Substance" renda prêmios à cineasta Coralie Fargeat ou à sua protagonista, Demi Moore.
A estrela dos anos 1980 e 90 tem seu melhor papel em duas décadas na pele de uma atriz decadente que se submete a um experimento no qual sofre uma mutação corporal, dando origem a uma versão mais jovem de si, vivida por Margaret Qualley.
A maior rival de Demi na láurea de interpretação é Chiara Mastroianni, que tem um desempenho comovente em "Marcello Mio", ao reviver seu pai. Ela é filha de Marcello Mastroianni com Catherine Deneuve. Outra interpretação que não deve ser esquecida é a de Sebastian Stan como jovem Donald Trump em "The Apprentice". (R.F.)