Por:

No coração do Brasil

'Luiz Melodia - No Coração do Brasil' traz imagens raras do cantor e compositor, um dos autores mais relevantes da música popular brasileira | Foto: Divulgação

Odocumentário "Luiz Melodia - No Coração Do Brasil" foi o grande vencedor da 16º edição do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. Dirigido por Alessandra Dorgan, o documentário traz imagens de arquivo raras e é narrado em primeira pessoa pelo próprio Melodia, a partir de vários depoimentos dados pelo artista morto em 2017. O filme retrata a trajetória de um dos maiores e mais injustiçados cantores e compositores da música brasileira, da infância no morro aos palcos. A produção será apresentada no In-Edit Barcelona, na Espanha.

Já o longa "Black Rio! Black Power!", de Emílio Domingos, recebeu menção honrosa do júri, formado por Tila Chitunda, Bia Abramo e Claudiney Ferreira. O In-Edit Brasil foi encerrado no domingo (23). O evento foi realizado em São Paulo, com sessões gratuitas e mais de 60 filmes.

Parte da programação será disponibilizada gratuitamente e online, nas plataformas Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Spcine Play.

No Panorama Nacional, destacam-se títulos sobre os artistas Arrigo Barnabé, Black Future, Zé Ketti, DJ Marlboro, o pianista Caio Pagano, o cantor lírico Aldo Badin, Germano Mathias, Moacyr Luz, Luiz Melodia, Black Rio, e DJ K.

No Panorama Mundial, os destaques são documentários sobre Cyndi Lauper, Simple Minds, Karen Carpenter, Carlos Santana, Barbara Dane, Paul Simon, Joan Baez, e "Misty - The Erroll Garner Story", sobre o pianista Erroll Garner, do cineasta franco-suíço Georges Gachot, diretor de "Onde Está Você, João Gilberto?", filme que abriu a décima edição do In-Edit Brasil.

Para quem não acompanhou o festival, Entre os dias 23 a 26/06, o In-Edit Brasil realizará sessões extras, exibindo alguns destaques desta edição. Nesta segunda (24), será exibido "Nas Ondas De Dorival Caymmi", de Locca Faria, com depoimentos de grandes nomes da música popular brasileira sobre o impacto de Caymmi sobre suas obras; "Let's Get Lost", de Bruce Weber, sobre a carreira de Chet Baker, um dos maiores nomes do jazz; e "Saravah", de Pierre Barouh, documentário histórico da música brasileira, com imagens de Pixinguinha, Maria Bethânia e Paulinho da Viola.

Nesta terça (25), serão exibidos "Misty - The Erroll Garner Story", de Georges Gachot; "Terror Mandelão", de Felipe Larozza e GG Albuquerque; e "The Stones & Brian Jones", de Nick Broomfield, que desvenda a história de Brian Jones, ícone da primeira fase dos Rolling Stones. No último dia, será a vez do "Black Rio! Black Power!"; "Luiz Melodia - No Coração Do Brasil"; e "Devo", de Chris Smith.