Por:

Novo longa de Walter Salles é selecionado para dois festivais

Fernanda Torres em 'Ainda Estou Aqui' | Foto: Divulgação

Depois de um hiato de dez anos sem longas iniciado depois de seu documentário sobre Jia Zhagke, o diretor Walter Salles vai concorrer ao Leão de Ouro na 81ª edição do Festival de Veneza, de 28 de agosto a 7 de setembro, na Itália, com seu mais novo projeto, "Ainda Estou Aqui". É a terceira vez que o cineasta participa do Festival, onde esteve em 2001 acompanhando a estreia de "Abril Despedaçado" e em 2009 recebeu o prêmio Robert Bresson, pelo conjunto da sua obra.

O realizador de "Central do Brasil" (Urso de Ouro de 1998) volta à ficção adaptando o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre os bastidores da luta de sua mãe, Eunice, contra a ditadura. O relato começa no início dos anos 70, quando um ato de violência muda a história da família Paiva para sempre. O livro e o filme abraçam o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção, mas não se dobram. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro se revezam no papel central enquanto Selton Mello vive o pai de Marcelo.

"Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice. No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum. O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela

reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil", explica o Salles.

O novo filme de Salles também foi selecionado para a 49ª o Festival de Toronto na companhia de outro título brasileiro. Trata-se de "Os Enforcados", do diretor paulista Fernando Coimbra. A produção, estrelada por Irandhir Santos e Leandra Leal - esta, com quem o diretor volta a trabalhar depois do sucesso de "O Lobo Atrás da Porta", de 2014 - retrata o submundo do jogo do bicho no Rio e mistura suspense, terror e comédia.

O Festival de Toronto, que acontece entre 5 e 15 de setembro, ainda terá filmes como "Eden", de Ron Howard com Ana de Armas, "Unstoppable", com Jennifer Lopez, "We Live in Time", com Andrew Garfield, "Oh, Canada", de Paul Schrader, "Without Blood", escrito e dirigido por Angelina Jolie, "The Shrouds", de David Cronenberg, "Anora", de Sean Baker.