Por:

Novas autoralidades em foco no Festival de Vitória

Presença | Foto: Luara Monteiro/Divulgação

O31º Festival de Cinema de Vitória anunciou os filmes vencedores do Troféu Vitória. Durante o evento, foram exibidos 78 filmes selecionados pela Comissão de Seleção - 73 curtas e cinco longas-metragens - distribuídos em 12 mostras competitivas, que apresentaram um recorte da produção contemporânea do audiovisual brasileiro, com produções realizadas entre 2023 e 2024. Na 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, os vencedores foram os filmes "Presença", produção capixaba dirigida por Erly Vieira Jr, e o cearense "Quando Eu Me Encontrar", de Amanda Pontes e Michelline Helena.

"Presença" levou o Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Técnico e Popular, além de Melhor Roteiro e Melhor Contribuição Artística. "Quando Eu Me Encontrar" ficou com os troféus de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Interpretação, para Pipa. O Júri Técnico da mostra foi composto pela diretora Gabriela Gastal, pela atriz e diretora Marcélia Cartaxo, e pela diretora e roteirista Sabrina Fidalgo.

O vencedor do Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Técnico na 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas foi "Samuel Foi Trabalhar", de Janderson Felipe e Lucas Litrento, que também recebeu o prêmio de Melhor Roteiro. Já o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular foi para a produção "Zagêro", de Victor de Marco e Márcio Picoli, que também ganhou na categoria Melhor Interpretação (para Victor Di Marco). Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape receberam o prêmio de Melhor Direção, por "Vão das Almas". "Quinze Quase Dezesseis", de Thais Fujinaga, recebeu o Troféu Vitória de Melhor Fotografia; "Pássaro Memória", de Leonardo Martinelli, o prêmio de Melhor Contribuição Artística; e o Prêmio Especial do Júri foi para "Se Eu Tô Aqui é por Mistério", de Clari Ribeiro. O Júri Técnico da mostra foi composto pelo pesquisador de cinema e audiovisual Gilberto Sobrinho, pelo ator, roteirista e diretor Heraldo de Deus, e pela diretora e roteirista Safira Moreira.

Também foram entregues o Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular e Júri Técnico) para os filmes que participaram das seguintes mostras: 14ª Mostra Quatro Estações, 13ª Mostra Foco Capixaba, 13ª Mostra Corsária, 11ª Mostra Outros Olhares, 9ª Mostra Cinema e Negritude, 9ª Mostra Mulheres no Cinema, 8ª Mostra Nacional de Videoclipes, 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental e 6ª Mostra Do Outro Lado. Os curtas-metragens exibidos no 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória, que aconteceu de 24 a 28 de junho, concorreram ao Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Uma novidade desta edição foi o Prêmio da Crítica, que contou com um júri composto por 16 jornalistas e críticos de cinema que participaram da cobertura do 31º Festival de Cinema de Vitória. Eles elegeram o Melhor Filme da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e o Melhor Filme da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. O vencedor na categoria de curta-metragem foi "Vollúpya", de Éri Sarmet e Jocimar Dias Júnior. Já entre os longas, o eleito foi "Quando Eu Me Encontrar".