Novas autoralidades em foco no Festival de Vitória

Capixaba 'Presença' e cearense 'Quando Eu Me Encontrar' foram os maiores vencedores de evento cinéfilo do Espírito Santo

Por

Presença

O31º Festival de Cinema de Vitória anunciou os filmes vencedores do Troféu Vitória. Durante o evento, foram exibidos 78 filmes selecionados pela Comissão de Seleção - 73 curtas e cinco longas-metragens - distribuídos em 12 mostras competitivas, que apresentaram um recorte da produção contemporânea do audiovisual brasileiro, com produções realizadas entre 2023 e 2024. Na 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, os vencedores foram os filmes "Presença", produção capixaba dirigida por Erly Vieira Jr, e o cearense "Quando Eu Me Encontrar", de Amanda Pontes e Michelline Helena.

"Presença" levou o Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Técnico e Popular, além de Melhor Roteiro e Melhor Contribuição Artística. "Quando Eu Me Encontrar" ficou com os troféus de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Interpretação, para Pipa. O Júri Técnico da mostra foi composto pela diretora Gabriela Gastal, pela atriz e diretora Marcélia Cartaxo, e pela diretora e roteirista Sabrina Fidalgo.

O vencedor do Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Técnico na 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas foi "Samuel Foi Trabalhar", de Janderson Felipe e Lucas Litrento, que também recebeu o prêmio de Melhor Roteiro. Já o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular foi para a produção "Zagêro", de Victor de Marco e Márcio Picoli, que também ganhou na categoria Melhor Interpretação (para Victor Di Marco). Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape receberam o prêmio de Melhor Direção, por "Vão das Almas". "Quinze Quase Dezesseis", de Thais Fujinaga, recebeu o Troféu Vitória de Melhor Fotografia; "Pássaro Memória", de Leonardo Martinelli, o prêmio de Melhor Contribuição Artística; e o Prêmio Especial do Júri foi para "Se Eu Tô Aqui é por Mistério", de Clari Ribeiro. O Júri Técnico da mostra foi composto pelo pesquisador de cinema e audiovisual Gilberto Sobrinho, pelo ator, roteirista e diretor Heraldo de Deus, e pela diretora e roteirista Safira Moreira.

Também foram entregues o Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular e Júri Técnico) para os filmes que participaram das seguintes mostras: 14ª Mostra Quatro Estações, 13ª Mostra Foco Capixaba, 13ª Mostra Corsária, 11ª Mostra Outros Olhares, 9ª Mostra Cinema e Negritude, 9ª Mostra Mulheres no Cinema, 8ª Mostra Nacional de Videoclipes, 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental e 6ª Mostra Do Outro Lado. Os curtas-metragens exibidos no 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória, que aconteceu de 24 a 28 de junho, concorreram ao Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Uma novidade desta edição foi o Prêmio da Crítica, que contou com um júri composto por 16 jornalistas e críticos de cinema que participaram da cobertura do 31º Festival de Cinema de Vitória. Eles elegeram o Melhor Filme da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e o Melhor Filme da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. O vencedor na categoria de curta-metragem foi "Vollúpya", de Éri Sarmet e Jocimar Dias Júnior. Já entre os longas, o eleito foi "Quando Eu Me Encontrar".