Enciclopédia de divindades
Crítica Luciana Costa se debruça sobre as maiores estrelas da Era de Ouro de Hollywood em livro que inspira mostra no Estação
Nostálgicas à primeira vista, as páginas de "Divas - As Musas da Era de Ouro de Hollywood", que a jornalista Luciana Costa lança nesta segunda-feira (9), a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Leblon, são um colírio capaz de abrir olhos cansados de algoritmos. Seus escritos expõem engrenagens que, criadas lá nos anos 1920 e 30, renovaram sua dinâmica de sedução de plateias. Autora do precioso "Um Amor de Gênio", sobre a série "I Dream of Jeannie", com Barbara Eden, a crítica cinematográfica carioca viaja no tempo, em sua nova pesquisa, ao demonstrar a permanência (e a pertinência) de uma mitologia calcada num binômio: carisma talento.
Só tem titãs em suas páginas: Marlene Dietrich, Joan Crawford, Claudette Colbert, Greta Garbo, Bette Davis, Judy Garland, Katharine Hepburn, Ingrid Bergman, Rita Hayworth, Ava Gardner, Esther Williams, Audrey Hepburn, Grace Kelly, Elizabeth Taylor, Sophia Loren e, indubitavelmente, Marilyn Monroe. Cada uma delas ganha um perfil de peso e um ensaio teórico falando sobre algum de seus trabalhos relevantes. Só que por trás dessa junção de ídolos de ontem (ou seria melhor dizer "de sempre"?), Luciana abre uma discussão sobre o lugar da "divindade" no mercado do entretenimento.