Inclusão e formação de novas plateias para o cinema

Projeto gratuito Curta na Praça leva filmes à Vila Olímpica da Gamboa

Por

A plateia infanto-juvenil é o público-alvo do projeto

Projeto inclusivo de formação de novas plateias, o Curta Na Praça chega à Vila Olímpica da Gamboa em sua 11ª edição exibindo gratuitamente neste sábado (14), em duas sessões, uma seleção de oito curtas metragens nacionais de ficção e animação, onde destacam-se pautas urgentes da atualidade como: preconceito, questões raciais e imigração.

Ao transformar praças públicas em espaços de exibição ao ar livre, o projeto não apenas oferece entretenimento de qualidade, mas também atua como um agente de inclusão social, proporcionando à população o contato com obras que re fletem a diversidade e os desafios da sociedade.

Uma das grandes novidades deste ano é o compromisso com a acessibilidade: todas as exibições contarão com uma equipe de audio-descrição presencial, legendagem des critiva e janela com intérprete em Libras, garantindo que mais pessoas possam des frutar das obras. "Essa iniciativa valoriza o cinema como uma ferramenta poderosa de inclusão aproximando pessoas e comunidades que muitas vezes são esquecidas dos grandes centros culturais. O Curta Na Praça se firma, assim, como um evento que não só celebra o cinema nacional, mas também promove o diálogo sobre temas urgentes da sociedade atual", destaca a curadora Isabel Veiga.

SÁBADO, 14/SET

Sessão das 18h30

LÉ COM CRÉ | Direção:  Cassandra Reis (SP) - Animação apresenta reflexões das crianças sobre temas como dinheiro, medo e questões de gênero. Realizado em stop motion, a partir de entrevistas com crianças de diferentes idades e condições sociais.

OS CAUSOS DA BISAVÓ | Direção: Rosa Berardo (GO) - Aninha, Cora Coralina quando criança, se impressiona com os causos de assombração da sua bisavó e com a teimosia do seu Tataravô João José.

DELA | Direção: Bernard Attal (BA) - Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela se vê a si mesma.

O CELATICOMUS | Direção: Marcelo Tannure (MG) - O filme conta a história de Jeremias e uma criatura do pântano, o Celaticomus, que lhe rouba algo de muito valor, nas melhores das intenções.


Sessão das 19h30

LILY`S HAIR | Direção: Raphael Augusto da Silva (GO) - Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

O VÉU DE AMANI | Direção: Renata Diniz (DF) - Amani é uma garota paquistanesa que mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

O GURI | Direção: Adriano Monteiro - Victor, um garoto de apenas 12 anos, prepara-se para disputar pela primeira vez o campeonato de bolinhas de gude do bairro. Porém, um acontecimento em sua escola o deixa abalado. O suporte de sua mãe e o apoio de seus melhores amigos tentam ajudá-lo a superar este trauma.

O HOMEM QUE VIROU MEME | Direção: João Rabello (SP) - Julio, o dono de um sebo de livros alérgico à tecnologia, acorda transformado em um meme de internet. E, para piorar, viraliza nas redes.