Por: Pedro Sobreiro

Francis Ford Coppola: O chefão no Brasil

Francis Ford Coppola encerrou a Mostra de SP com pompa, exibindo seu ousado 'Megalópolis' | Foto: Pedro Sobreiro

Grandes festivais de cinema são feitos com grandes filmes e grandes cineastas. Em parceria com a produtora O2 Play, a Mostra SP trouxe Francis Ford Coppola, um dos maiores diretores da história do cinema mundial, para encerrar o evento em uma maratona no Brasil, que incluiu uma palestra, uma pré-estreia de 'Megalópolis' que lotou o cinema mais luxuoso de São Paulo, e o recebimento do Prêmio Leon Cakoff no coração do cinema nacional: a Cinemateca Brasileira.

A rotina de Coppola no Brasil foi intensa e muito interessante. Nada mostra mais o poder do cinema do que o amor dos fãs. No shopping Cidade Jardim, convidados sortudos fizeram uma fila gigantesca para lotar a pré-estreia de Megalópolis e tentar ver o diretor por alguns segundos. Do lado de fora, fãs que viajaram de diversas partes do país aguardavam para ver o ídolo e tentar agradecê-lo por seu trabalho.

Rafael Andrade, estudante de Sorocaba (SP), pegou a estrada e aguardou por cerca de três horas para tentar conseguir um autógrafo do diretor. "Eu não consegui ingresso, mas assim que soube que ele vinha para São Paulo, comprei minha passagem de ônibus e vim para cá. Mesmo que eu não consiga ver o filme, só de respirar o mesmo ar que o dele, já fico orgulhoso", brincou.

Após uma sessão de fotos com Francis Ford Coppola, o diretor e fundador da O2 Play, Fernando Meirelles, falou com exclusividade à reportagem sobre a sensação de trazer o diretor de 'O Poderoso Chefão' para lançar seu novo filme no Brasil.

"É sensacional trazer ele para o Brasil! Eu sou um grande fã, e ele é uma grande referência para mim. Copiei muitas coisas dele a vida inteira [risos]. É demais trazer o Coppola para o Brasil. E é uma honra a gente estar distribuindo o filme. Ele, aos 85 anos está aqui numa disponibilidade, numa gentileza incrível! É sensacional!", disse Fernando Meirelles.

Na palestra realizada no Teatro B32, em São Paulo, Coppola revelou ter se inspirado no Brasil para construir o visual de 'Megalópolis'.

"Visitei Curitiba no início dos anos 2000, em uma época em que a cidade estava se dando conta de como São Paulo estava ficando populosa. Então, eles estudaram novas maneiras para conseguirem abrigar com qualidade de vida os cidadãos que fossem morar por lá", contou o diretor.

Além do Prêmio Leon Cakoff, Coppola recebeu a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Paraná, concluindo sua passagem rápida, mas marcante pelo Brasil.