Redentor, olhai por nós... das telas

É tempo de Festival do Rio, que inaugura nesta quinta-feira (3) sua edição de 2024 com o premiado musical 'Emilia Pérez' e chega repleto de pérolas autorais

Por Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Festival do Rio

Inaugurado em edições passadas por filmes de Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros"), Daniel Filho ("A Dona da História"), Brian De Palma ("Dália Negra"), Fernando Trueba (em duo com Javier Mariscal, com "Atiraram no Pianista"), Denis Villeneuve ("A Chegada") e o saudoso Breno Silveira ("Gonzaga, De Pai Para Filho"), o Festival do Rio abre sua seleção de 2024 esta noite nos embalos de Jacques Audiard e seu premiado "Emilia Pérez".

Coqueluche em Cannes, de onde saiu com o Prêmio do Júri e uma láurea coletiva para suas estrelas (Karla Sofía Gascón, Zoe Saldana, Selena Gomez e Adriana Paz), o musical será projetado nesta quinta-feira (3) no Odeon, em sessão para convidadas/os e terá um repeteco lá mesmo, nesta sexta, às 21h45, para pagantes. Karla só faz arrancar elogios onde quer que esse filmaço seja exibido, como aconteceu há dez dias no Festival San Sebastián, na Espanha, sua pátria natal.

Tudo indica que ela pode ser a primeira mulher trans a conquistar um Oscar de Melhor Interpretação. Seu desempenho é estonteante em duas fases de um mesmo personagem: na abertura, ela vive Manitas, chefão de um cartel mexicano que resolve transicionar e volta a seu país sob a identidade de Emilia, provando de novas descobertas inerentes à sua mudança de identidade.

Já há quem diga que o filme que mais vai mobilizar a 26ª maratona cinéfila carioca será "O Quarto Ao Lado" ("The Room Next Door"), que rendeu o Leão de Ouro ao espanhol Pedro Almodóvar. Ele abriu o Festival três vezes, com "Fale Com Ela" (2002), "A Pele Que Habito" (2011) e "Madres Paralelas" (2021). Regressa agora com uma trama falada em inglês na qual a escritora Ingrid (Julianne Moore, monumental) tem que ajudar a amiga jornalista Martha (Tilda Swinton) num processo de eutanásia. Tem exibição dele na sexta, às 19h30, no Odeon; no dia 10, às 16h30, no Estação NET Botafogo; e no dia 12, às 19h30, no Estação NET Gávea 5.

Continua nas páginas seguintes