Por:

O Oscar do Velho Mundo

Enquanto Arnaud Desplechin estiver recebendo sua honraria no Laceno d'Oro, outro território daquele mesmo continente, a cidade de Lucerna, na Suíça, estará sediando a entrega anual do European Film Awards, espécie de Oscar do Velho Mundo.

Curiosamente, os longas com mais indicações são ambientados em países da América do Norte: "O Quarto Ao Lado", do espanhol Pedro Almodóvar, e "Emilia Pérez", do francês Jacques Audiard. Ambos têm quatro indicações cada, compartilhando favoritismo sobretudo na categoria Melhor Atriz.

A estrela de Audiard é a espanhola Karla Sofia Gascón e a diva da vez de Almodóvar é a inglesa Tilda Swinton. Badaladíssimo em terras hollywoodianas no momento, o thriller iraniano "The Seed of the Sacred Fig", de Mohammad Rasoulof, entrou no páreo por ser coproduzido pela Alemanha, onde seu realizador se encontra exilado. Entre os candidatos à láurea de Melhor Ator, o britânico Ralph Fiennes dispara como favorito por "Conclave", no papel de um cardeal que conduz a eleição pelo próximo Papa. Seu maior rival é o 007 Daniel Craig, em luminosa atuação em "Queer", como um imigrante americano gay em curso por terras latinas. (R. F.)