Demi Moore conquistou o prêmio de Melhor Atriz no SAG Awards pelo filme "A Substância", reforçando seu favoritismo na disputa pelo Oscar. A premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood, realizada na noite deste domingo em Los Angeles, é considerada um dos principais termômetros para as categorias de atuação da Academia, já que muitos votantes são os mesmos.
Moore superou Mikey Madison ("Anora"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Pérez"), Cynthia Erivo (Wicked) e Pamela Anderson ("The Last Showgirl"), todas celebradas ao longo da temporada de premiações. Fernanda Torres, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, não estava entre as indicadas ao SAG, que foram anunciadas antes da premiação da brasileira no Globo de Ouro e do cancelamento da espanhola Karla Sofia Gáscon.
Entre as surpresas da noite, Timothée Chalamet venceu o prêmio de Melhor Ator por "Um Completo Desconhecido", cinebiografia de Bob Dylan, desbancando Adrien Brody ("O Brutalista"), Ralph Fiennes ("Conclave"), Daniel Craig ("Queer") e Colman Domingo ("Sing Sing"). Brody era considerado o favorito.
"Conclave", de Edward Berger, sobre os bastidores e a polarização na eleição de um novo papa, venceu o prêmio de Melhor Elenco em Filme. Kieran Culkin, o irmão caçula de Macaulay Culkin, foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante por "A Verdadeira Dor".
Na televisão, Hiroyuki Sanada e Anna Sawai levaram os prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes em Série Dramática por "Xógum: A Gloriosa Saga do Japão". Jean Smart venceu como Melhor Atriz em Série de Comédia por "Hacks", e Martin Short levou o prêmio de Melhor Ator na mesma categoria por "Only Murders in the Building". Jessica Gunning foi eleita Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme por "Bebê Rena", enquanto Colin Farrell venceu por sua atuação em "Pinguim".
No sábado (22), o Spirit Awards, premiação voltada ao cinema e à TV independentes, coroou Mikey Madison ("Anora") como Melhor Atriz.
Confira abaixo a lista com os indicados e vencedores da noite em cada categoria.
CINEMA
Melhor elenco - "Conclave"
Melhor ator principal - Timothée Chalamet, de "Um Completo Desconhecido"
Melhor atriz principal - Demi Moore, de "A Substância"
Melhor ator coadjuvante - Kieran Culkin, de "A Verdadeira Dor"
Melhor atriz coadjuvante - Zoe Saldaña, de "Emilia Pérez"
Melhor elenco de dublês - - "O Dublê"
TELEVISÃO
Melhor elenco em série dramática - "Xógum: A Gloriosa Saga do Japão"
Melhor elenco em série de comédia - "Only Murders in the Building"
Melhor ator em série dramática - Hiroyuki Sanada, de "Xógum"
Melhor atriz em série dramática - Anna Sawai, de "Xógum"
Melhor ator em série de comédia - Martin Short, de "Only Murders in the Building"
Melhor atriz em série de comédia - Jean Smart, de "Hacks"
Melhor ator em minissérie ou telefilme - Colin Farrell, de "Pinguim"
Melhor atriz em minissérie ou telefilme - - Jessica Gunning, de "Bebê Rena"
Melhor elenco de dublês - "Xógum"