A Cia. ViDançar, primeira companhia de dança do Complexo do Alemão, abriu 30 vagas para selecionar bailarinos periféricos a partir de 7 anos. Os escolhidos integrarão os segmentos infantil e jovem da companhia, após duas audições marcadas para o dia 22 de março. As inscrições devem ser feitas até o dia 21, atráves do link https://l1nk.dev/audicaovidancar2025.
A seleção será conduzida por um júri experiente, que reúne a bailarina clássica Renata Gouveia, a coordenadora pedagógica Flavia Rodrigues e os jovens bailarinos Duda Macedo, Pedro Aguiar e Julio Santiago.
Essa iniciativa é resultado do empenho da equipe do Projeto ViDançar, que há 15 anos oferece oficinas de dança e aulas preparatórias para ingresso em escolas profissionalizantes. Um marco que merece celebração.
"Neste 2025, completamos 15 anos de atividades ininterruptas e, pela primeira vez, fomos contemplados em um edital da Prefeitura do Rio. Manter uma companhia de dança na favela é um desafio imenso, mas também transformador. Abrir nossas portas para mais jovens periféricos é, mais do que uma alegria, nossa missão", afirma Ellen Serra, idealizadora e CEO do projeto ViDançar.
Fundada em 2020, em plena pandemia, a Cia. ViDançar surgiu como desdobramento do trabalho técnico desenvolvido pelo projeto. Sua primeira formação reuniu 20 bailarinos do Complexo do Alemão, que passaram por oficinas preparatórias e estão prontos para ingressar em uma etapa profissionalizante. Agora, a companhia amplia seu alcance, abrindo espaço para talentos de outras comunidades.
Primeira companhia de balé do Alemão, a Cia. ViDançar soma cinco anos de estudos e ensaios e se prepara para voos mais altos. No futuro, poderá consolidar-se como um dos produtos culturais do Rio, levando sua arte a palcos da cidade, do país e, quem sabe, do exterior.