Bordado, uma herança portuguesa trabalhada entre agulhas e linhas

Belezas produzidas com técnica tradicional de origem ibérica ganham exposição no Palácio de São Clemente

Por

Exposição gratuita Bordados do Ateliê Clareart acontece até sexta-feira na sede do Consulado Geral de Portugal

Construído para ser a Embaixada de Portugal no Brasil, o suntuoso Palácio de São Clemente, atual sede do Consulado Geral do país ibérico, recebe até sexta-feira (3) a exposição gratuita Bordados do Ateliê Clareart, que apresenta a arte do bordado a partir das mão de uma família do interior de Minas Gerais.

Criada pelo designer Moisés Jordano, que herdou a vocação para as artes manuais da mãe, o ateliê nasceu para transformar uma paixão de família em profissão - quando o filho de Dona Etelvina criou a marca para valorizar e resgatar o ofício cultural do bordado entre moradoras da cidade histórica de Tiradentes. Hoje Moisés comanda um coletivo com 36 artesãs, entre costureiras, bordadeiras e crocheteiras.

Como aconteceu com Moisés, passado de geração para geração, o ofício herdado da cultura portuguesa vem ganhando cada vez mais adeptos apaixonados.

A exposição Bordados do Ateliê Clareart chega com mais de 50 peças (re)significadas pela arte das agulhas, linhas, cores e sentimentos - que ganham formas particulares para encantar novos olhares. Peças como toalhas de lavabo, jogos americanos, almofadas, banquetas, peças decorativas como bastidores e ainda, telas com paisagens e personagens.

Com suas cores vibrantes, padrões intrincados e técnicas meticulosas, o bordado português se destaca como um elemento fundamental da cultura e identidade do país. Em cada região, florescem estilos únicos de bordado, influenciados por fatores históricos, geográficos e sociais.

Para além da sua beleza estética, o bordado português carregava um significado profundo. Era comum que as mulheres bordassem seus enxovais, trajes típicos e peças de decoração, transmitindo mensagens, contando histórias e demonstrando suas habilidades.

Com o passar do tempo, o bordado transcendeu sua função utilitária, tornando-se uma forma de arte popular aclamada internacionalmente. Artesãos talentosos dedicam-se à preservação e revitalização dessa tradição, criando peças únicas e originais que encantam colecionadores e admiradores em todo o mundo.

Mais do que um simples passatempo, o bordado português conecta passado e presente, preservando a identidade e a memória de Portugal.

SERVIÇO

BORDADOS DO ATELIÊ CLAREART

Palácio de São Clemente - Consulado Geral de Portugal (Rua São Clemente, 424 - Botafogo)

Até 3/5, das 10h às 16h

Entrada franca