Viajando com tapetes cheios de histórias pra contar

Com 25 anos de uma trajetória premiada e turnês no Brasil e no mundo, grupo apresenta sessões de contação de histórias dentro da exposição interativa na Caixa Cultural

Por

Equipe do projeto Viajando com Tapetes Contadores, em exposição na Caixa Cultural

Todo mundo gosta de ouvir histórias. Acontecimentos reais, ficção, lendas são uma forma de identificação das pessoas com as suas próprias vivências. O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, com 25 anos de uma trajetória premiada e turnês no Brasil e no mundo, apresenta sessões de contação de histórias dentro da exposição interativa criada com o vasto acervo de cenários têxteis produzidos pelo coletivo na Caixa Cultural.

Batizado de "Viajando com Tapetes Contadores", o projeto estreia neste sábado (4) com sessões de contação de histórias para toda a família, tendo como cenário uma exposição interativa inédita. Toda a programação é gratuita.

As sessões de contação de histórias e a exposição interativa apresentam um panorama do sólido trabalho que o grupo vem construindo ao longo de mais de duas décadas de atuação, integrando diferentes saberes e fazeres artísticos: contação de histórias, criação e costura de cenários e objetos, arte educação e artes visuais - ocupando galerias e espaços de centro culturais tradicionalmente dedicados às exposições.

Foi viajando pelo mundo e pelos quatro cantos do Brasil, colhendo contos por onde passaram, pesquisando culturais tradicionais, que o grupo hoje reúne 42 obras montadas em seu repertório. As narrativas costuradas e bordadas à mão pelo próprio grupo, em coloridos bonecos, vestimentas, tapetes, caixas, painéis e livros, ganham vida na voz e interpretação dos integrantes.

Entre os textos interpretados estão contos de tradição europeia, africana, latino-americana e brasileira. Dos autores brasileiros, que têm suas obras transpostas em cenários e personagens, estão Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade. Após as sessões, as famílias são convidadas a manipular e a interagir com as obras.

De outras nacionalidades, há um poncho e um pergaminho, para narrar mitos gregos; e um grande bolo de aniversário, para um conto popular norte-americano. São apresentados também os tapetes do projeto francês Raconte-Tapis, além de painéis e livros de pano do peruano Manos que Cuentan. Ao lado de cada obra, estará exposto o livro correspondente.

Além da exposição e apresentações artísticas, haverá também uma oficina de formação na arte de contar histórias, voltada para jovens e adultos. Trata-se de um intensivo do processo criativo de 25 anos no planejamento e criação de cenografias têxteis a partir de narrativas orais. Com duração total de 12 horas, distribuídas em qutro encontros de três horas de duração, os participantes são convidados a narrar, ler, estudar e se especializar nos recursos disponíveis para uma boa contação de histórias.

SERVIÇO

VIAJANDO COM TAPETES CONTADORES

Caixa Cultural Unidade Passeio (Rua do Passeio, 38 - Centro)

De 4/4 até 16/6, de terça a sábado (10h às 20h); domingos e feriados (11h às 18h)

Contação de histórias: as sessões ocorrem dentro da galeria, aos sábados de domingos (15h)

Entrada franca, com distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação