A diversidade alagoana
CRAB apresenta 250 obras, entre pinturas, entalhes, cerâmica e bordados, pertencentes à coleção da artista plástica Tania de Maya Pedrosa
OCentro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), em parceria com o Sebrae de Alagoas, apresenta a mostra "Das Lagoas ao Imaginário Popular". A exposição, que ficará em cartaz até março do ano que vem, reúne obras da colecionadora e artista plástica Tania de Maya Pedrosa. Aos 90 anos, Tânia é referência na pintura naif e na preservação e valorização das tradições artísticas e culturais de Alagoas.
A coleção de Tania reúne peças representativas do artesanato típico de regiões do Rio São Francisco. O público poderá conhecer uma amostra significativa do trabalho de artesãos da Ilha do Ferro, Lagoa da Canoa e Capela.
"Para o CRAB é uma honra receber essa mostra de Alagoas. Será uma oportunidade única para o público conhecer o que se produz nesse estado tão rico e inovador na produção artesanal do país", afirma Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê Nacional do CRAB.
Ao todo estarão expostas 250 obras. Além das peças da coleção de artesanato de Tania de Maya Pedrosa e suas pinturas, também poderão ser vistas obras em entalhe em madeira, cerâmica e bordado filé do acervo do CRAB. O curador da mostra, André Cunha, explica que sua proposta foi traduzir para o público a afinidade da artista com a arte popular e o artesanato brasileiros. "Das Lagoas ao Imaginário Popular é o coroamento do trabalho de dois anos envolvendo entrevistas longas, esclarecedoras e divertidas com Tania e o trabalho de campo voltado para reconstituir as trajetórias tanto da artista quanto da colecionadora devotada. Isso me permite entregar uma exposição que alinhava pesquisa com artes plásticas, arte popular, artesanato, história de vida e cordel", diz André Cunha.
"Tania revelou muitos artistas populares e artesãos, não só em Alagoas, mas em todo o Brasil. Através de sua arte naif, Tania alia suas pinturas e quadros à representação dessa cultura popular e artesanal, em um trabalho que mescla o material com o imaterial, refletindo a alma alagoana", explica o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages. Ele comemora ainda a oportunidade do apoio do Sebrae Alagoas à mostra, em parceria com o Sebrae Nacional e o CRAB.
A mostra está organizada em quatro espaços que levam o visitante a uma viagem pela história e riqueza cultural de Alagoas. Logo na entrada, a primeira sala oferece o tema "Bem-vindo a Alagoas", apresentando características da região e de seu artesanato tradicional. Em seguida, há uma sala dedicada a Tania de Maya Pedrosa, onde são apresentados seus principais trabalhos como bordadeira e pintora.
A terceira sala, chamada de "O Sertão Sempre Vivo", reúne peças que refletem o universo árido e forte dessa região. Por fim, a sala "Alagoas e as Mãos que Dão Forma" apresenta obras da Ilha do Ferro, Lagoa da Canoa e Capela, onde o artesanato alagoano ganha vida por meio de formas e cores únicas. Além da mostra, algumas peças de artesãos que estão representadas na Mostra estarão disponíveis para compra na loja do CRAB.
SERVIÇO
DAS LAGOAS AO IMAGINÁRIO POPULAR
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro - CRAB (Praça Tiradentes, 69)
Até março/2025, de terça a sábado (10h às 17h)
Entrada franca