Um olhar vibrante sobre o candomblé
Em cartaz no Estúdio Casarão, em Niterói, mostra do fotógrafo Breno Platais captura a essência dos cultos religiosos praticados nos terreiros da cidade
OEstúdio Casarão, reduto de cultura em São Domingos, Niterói, recebe a exposição de fotografias "Candomblé das Águas Escondidas", do fotógrafo Breno Platais. A mostra retrata a essência do candomblé, uma das manifestações mais marcantes da herança africana no Brasil.
O projeto reúne registros visuais com técnicas contemporâneas de fotografia, dedicando-se a documentar festividades e encontros religiosos passados e futuros em terreiros localizados na cidade de Niterói. O nome da exposição remete ao da cidade, pois Niterói significa águas escondidas em tupi-guarani.
"Um dos aspectos mais inovadores deste projeto é o uso de técnicas de iluminação com flashes, tradicionalmente aplicadas em eventos como casamentos e fotografia de moda. Com isso a exposição busca não apenas apresentar o candomblé de forma mais profunda e pessoal, mas também capturar a energia e a emoção de suas cerimônias, revelando a beleza intrínseca dessa rica tradição cultural", comentou Breno.
A curadoria da mostra fotográfica é de Paulo Batelli que chamou atenção para a sensibilidade do artista. "Breno, através de sua lente fotográfica e com o auxílio da tecnologia digital, constrói uma narrativa sensível que desvela essa magia. Esta é a forma do autor expressar seu respeito e devoção à Cultura Africana", comenta Batelli.
SERVIÇO
CANDOMBLÉ DAS ÁGUAS ESCONDIDAS
Estúdio Casarão (Rua General Osório, 19 - São Domingos)
Até 22/1, de segunda a sexta (11h às 16h)
Entrada franca