Por: Affonso Nunes

Memórias fotográficas

A exposição 'A fotografia pelas lentes do MIS RJ' exibe uma rica coleção de imagens e equipamentos de quatro grandes fotógrafos brasileiros | Foto: Divulgação MIS RJ

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) abriga em sua sede na Lapa a exposição "A fotografia pelas lentes do MIS RJ", uma homenagem à fotografia e sua relevância na preservação da memória. A mostra reúne uma rica coleção de equipamentos antigos, fotografias, documentos e acessórios de grandes nomes dessa arte no Brasil, como Augusto Malta, Guilherme Santos, Ortiz Rubio Alexim e Ronaldo Câmara.

De acordo com Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ, "essa iniciativa ressalta a importância desses fotógrafos e reforça o papel do museu como um verdadeiro guardião da memória visual carioca e brasileira. Cada fotografia presente é uma janela para o passado, revelando as histórias que moldaram nossa história. Preservar e divulgar esse patrimônio é fundamental para garantir que as gerações futuras possam acessar e compreender esse legado cultural."

A fotografia sempre esteve no centro das atividades do MIS que, desde sua fundação em 1965, mantém um acervo de mais de 100 mil itens. A exposição permite ao público explorar não apenas a visão única dos fotógrafos sobre o Rio de Janeiro e o Brasil, mas também o trabalho contínuo do museu na preservação e digitalização desse acervo.

Conhecidos por registrarem as transformações urbanas do Rio no início do século XX, Augusto Malta e Guilherme Santos contribuíram com cerca de 60 mil imagens de seus acervos, incluindo estereoscópicas e registros das mudanças arquitetônicas e sociais da cidade.

Ortiz Rubio Alexim, fotógrafo e cinegrafista, registrou momentos marcantes da década de 1950, como a construção do Estádio do Maracanã e figuras políticas como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Seus equipamentos estão no setor tridimensional do museu.

Ronaldo Câmara, cuja carreira começou em 1965, capturou personalidades como Nara Leão e Tom Jobim, além de cenas do cotidiano no Rio e na Amazônia, registrando povos indígenas. Sua doação ao MIS RJ inclui cerca de 70 mil itens.

Com curadoria de Eliane Antunes, museóloga do MIS RJ, a exposição oferece uma imersão na história visual do Brasil, destacando o papel essencial do museu na preservação e disseminação dessa memória. O público terá a oportunidade de conhecer as técnicas desses fotógrafos e a importância da fotografia como um patrimônio cultural a ser protegido.

A exposição se conecta ainda à Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, recém-inaugurada, ampliando o acesso a esse valioso acervo histórico.

SERVIÇO

A FOTOGRAFIA PELAS LENTAS DO MIS RJ

MIS RJ (Rua Visconde de Maranguape, 15 - Lapa)

Até 30/4, de segunda a sexta (10h às 17h)| Entrada franca