Por: Redação

Dia das Crianças: nutricionista lista 8 dicas de alimentação saudável

Ursula Cordeiro, gerente de marketing da Levitare, com o produto ToGo | Foto: Reprodução

E no dia das crianças nada mais apropriado para falar sobre elas e sua alimentação! Crianças que comem de tudo, principalmente frutas, legumes e verduras, parecem ser o sonho de muitas mães. Mas vale lembrar que alimentação saudável vai muito além disso.

Para marcar a data, Edvânia Soares, nutricionista da Levitare, destaca os benefícios à saúde dos derivados de leite de búfala e aproveita a data para listar 8 dicas de alimentação com derivados deste leite que diversos estudos comprovam que gera um impacto positivo na saúde e ajuda a melhorar a alimentação das crianças. "Os produtos derivados do leite de búfala geram inúmeros benefícios na saúde, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e contribuindo para a redução do risco de diabetes devido ao seu teor rico em ômega 3", destaca a nutricionista.

Não use a comida como moeda de troca! Envolva seus filhos no processo de tomada de decisões alimentares, mantendo uma comunicação aberta sobre alimentos e nutrição. Vamos às dicas:

1 - Explique a importância
Converse com seus filhos sobre por que uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento e a energia. Use linguagem simples e exemplos visuais, se possível. Uma alimentação mais saudável para as crianças, envolve o consumo de queijos de leite de búfala. Costumo sempre indicar os produtos da Levitare, pois é rico em nutrientes essenciais e possui benefícios significativos para a saúde infantil. A minha dica é incluí-lo no dia a dia da criança de forma criativa no café da manhã ou lanches intermediários, puro ou transformando-o em um delicioso omelete. Isso não só adiciona variedade à dieta da criança, mas também fornece benefícios, como por exemplo, melhora do sistema imunológico, prevenção de doenças cardíacas e melhora na parte cognitiva, por conter ômega 3 em sua composição.

2 - Envolvimento na escolha
Leve seus filhos às compras de alimentos e deixe-os escolher frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis. Isso os faz se sentirem parte do processo. Comer bem e de forma saudável se aprende em casa e desde cedo. Como tudo o que a criança aprende na vida, a alimentação vai de acordo com o que os pais ensinam. Na alimentação acontecem os primeiros 'nãos' que os pais dão aos filhos. A criança precisa comer fruta, verdura, proteína.

3 - Preparação conjunta
Cozinhar juntos pode ser divertido e educativo. Incentive seus filhos a ajudar na preparação das refeições, explicando os benefícios dos ingredientes usados.

4 - Variedade de opções
Ofereça uma variedade de alimentos saudáveis em casa, permitindo que eles experimentem diferentes sabores e texturas. Isso pode ajudar a evitar resistência a certos alimentos.

5 - Evite pressões
Evite forçar seus filhos a comer algo que não gostam. Em vez disso, continue oferecendo esses alimentos de maneira não coercitiva. O paladar das crianças pode mudar com o tempo.

6 - Modelagem
Seja um bom exemplo. Se seus filhos virem você fazendo escolhas saudáveis, é mais provável que sigam seu exemplo.

7 - Tempo de refeição em família
Tente fazer refeições em família sempre que possível. Isso cria um ambiente positivo em torno da comida e incentiva a socialização.

8 - Limites equilibrados
Defina limites para lanches e doces, mas não os torne proibidos. Ensine moderação e escolhas equilibradas.
Lembrando sempre que cada criança é única, e o que funciona pode variar. O importante é criar um ambiente onde a alimentação seja associada a escolhas conscientes e saudáveis, em vez de recompensas ou punições.