Variação do nome hebraico e bíblico Noé, Noa significa "descanso", "repouso", "de longa vida", com origem no patriarca que fez as vidas sobreviverem na arca. Autodenominado como de gastronomia costeira, o restaurante, na verdade, apresenta uma cozinha que oferece pratos veganos, massas, pescados de todos os tipos e carne. Como a arca, abriga todos os gostos em menu inspirado no Mediterrâneo, no qual a tônica é o acerto.
Às Sextas e sábados encontram-se ostras de Santa Catarina. Provamos as duas opções, cruas e no vapor, carnudas, com o leve sabor que mistura o adocicado e a lembrança do mar. Cozidas no vapor do sal grosso, como nos ensinou o Chef Mauricio Ferrari. Ms. Denise, italiana/paulista/carioca, pediu a Frittata de frutos do mar. Cortados em pequenos pedaços, camarões, lulas e polvo estavam perfeitamente fritos, crocantes, secos e dourados. Caipi de uva roxa com limão siciliano e tomilho
Como principais, tivemos um de cada espécie. Camarões VG com espuma de ostra e spaguetti fresco. Os camarões, enormes, raros de se encontrar que são fornecidos por Peixoto Deli, fresquíssimos e fritos à perfeição. Acompanha o spaguetti ao dente, produzido na casa assim como os pães, doces e os gelatos. Ms. Denise pediu o filet mignon em crosta de castanha ao demi glace (24h de fogão). com shitake salteado, rabanetes orgânicos, pure de café. O filé alto, com o coração mal passado, de cortar de colher de tão macio.
De sobremesa fomos de tarta de queijo basca, cremosa torta de queijo com calda de goiabada e gelato de queijo. É de vencer qualquer tempestade. Tudo foi acompanhado por um branco siciliano, de ótima relação qualidade/preço. Os timoneiros foram Wilton, sommelier; Léo que nos serviu e Roger, barman, todos atentos, gentilíssimos. A casa, comandada por Ricardo Stern, que "inventou" o conceito de bem estar, ambiente agradável, com cardápio diferenciado e produtos de primeira, terá, com certeza, vida longa.
SERVIÇO
NÔA GASTRONOMIA COSTEIRA
Rua Garcia d'Avila 135 - Ipanema
De segunda a domingo, a partir das 18h.