Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

'Pretagonismo' culinário

A chef Aline Guedes vai preparar um prato ao vivo para o público | Foto: Divulgação

Quando se pensa em alegria, festa, encontro tem coisa melhor que um prato bem brasileiro, acarajé, feijoada, tutu, o vinagrete do churrasco, rabada. Cozinha de respeito, de sustância. E aprender novos pratos para se experimentar com quem se ama? E ainda ter um samba daqueles que nem os fios do cabelo ficam no lugar?

O Festival Gastronomia Preta, que será realizado no CCBB Rio de Janeiro e na Praça da Pira Olímpica, nesta sábado e domingo (25 e 26) é um evento pensado para que as pessoas pretas assumam seus papéis destaque por meio da culinária - o "pretagonismo" na gastronomia. Gratuito, possui diversas atividades: debates, barracas com pratos de grandes cozinheiros, música...

O criador e organizador é Breno Cruz, pós-doutor é professor, conhecido como Preto Gourmet, é respeitado na mídia especializada em Gastronomia em função de sua trajetória com recorte em raça, gênero e diversidade no segmento de alimentos e bebidas. "O Festival Gastronomia Preta surge do sucesso do prêmio em 2022. Sonhar não custa nada e, se é de graça sonhar, eu sonho por mim e junto com o meu povo que me acolheu e que me faz acreditar que faremos uma linda festa. Vamos cantar nossa alegria, nossa resistência e cair no samba", avisa.

Dentro do CCBB, será montada a Cozinha Show Benê Ricardo, espaço que receberá chefs como Katia Barbosa, Paulo Rocha e Aline Guedes, que vão preparar pratos ao vivo para o público, convidado a saborear as iguarias ao final; o Ciclo de Debates Mussum, com mesas redondas em que profissionais pretos de diversas áreas debatem sobre raça, diversidade e gastronomia, com nomes como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza; e o Espaço Omô, conduzido pelo movimento Mães Negras do Brasil, que contará com jogos de tabuleiro africanos e uma roda de conversa sobre "Alimentação do Futuro", envolvendo as mães na abordagem sobre o ODS 2 (fome zero e sustentanilidade) e a realidade da insegurança alimentar no país.

Na Praça da Pira, será montada uma Praça de Alimentação para receber expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a pluralidade da gastronomia preta brasileira; e um palco, com shows e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, que colocarão o público para sambar e se emocionar.

Os expositores e expositoras escolhidas para participarem do evento são obrigatoriamente pessoas pretas, pardas ou afro-indígenas, em mais de 20 barracas, com pratos de para todos os gostos e todas as horas, como o croquete de camarão do Chef Vagner Luís, angu à baiana, espetinhos, acarajé, coxinha vegana, torresmo de rolo, hambúrguer artesanal e batata frita; na confeitaria, doces como bolos, biscoitos e os sorvetes clássicos, gourmet e alcoólicos feitos diretamente na chapa pela Roccia Gelato Gourmet.

Há ainda vestuário e acessórios que valorizam a cultura negra, além de itens customizados do Festival, na barraca da Mulher Preta e outras opções de artesanato e roupas. A SAV Social, organizadora do evento, também vai receber doação de alimentos para preparo de quentinhas distribuídas para pessoas em vulnerabilidade social e venda de temperos naturais. No stand da Secretaria do Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, será apresentado o projeto Novas Hortas Cariocas.

"'É pele preta. É poder com tudo é se libertar'. É no embalo dessa gravação que o Prêmio Gastronomia Preta desde 2022 se nutre de esperanças. Logo, não poderíamos deixar de ter o grupo de samba que mais amamos nos dois dias de festa. O Grupo Arruda canta nossos sonhos de um mundo com menos dor para o povo preto e nos inspira de diferentes formas. É um sonho ter o Arruda com a gente. As presenças de Jessica Ayô e Verônica Bonfim também trazem a potência da voz feminina e da ancestralidade para esse palco", comenta Breno.

SERVIÇO

FESTIVAL GASTRONOMIA PRETA

Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro) e Praça da Pira (em frente à entrada lateral do CCBB)

25 e 26/11, a partir das 12h

Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.