Por: Affonso Nunes

Engarrafando histórias: engenheiro e publicitário gaúchos realizam o sonho de produzir o próprio vinho

Janquiel Mesturini e Lúcio Possebom apresentam os vinhos da linha Peregrino, um projeto ousado da recém-criada vinícola Lugares | Foto: Divulgação

Apaixão pela cultura do vinho e o sonho de engarrafar suas próprias histórias e de estar sempre em busca de novos lugares, uniu o engenheiro civil Lúcio Salvadori Possebon e o publicitário Janquiel Mesturini em torno do projeto que deu origem à Vinícola Lugares.

Depois do Grande Encontro, um apassitado (vinho produzido a partir do líquido de uvas desidratadas, prensadas e fermentadas) de cinco safras - 2006, 2011, 2012, 2013 e 2022 - com microvinificações de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc cultivadas em Porto Alegre, agora os amigos apresentam a Linha Peregrino. São três varietais tintos - Nebbiolo, Teroldego e Marselan -, elaborados com uvas cultivadas em Carlos Barbosa, no Vinhedo do Capo, em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha.

O trio é elaborado com castas da safra 2023 e, assim como o Grande Encontro, tem a expertise do reconhecido enólogo Alejandro Cardozo, eleito Enólogo do Ano 2021, e do engenheiro agrônomo Silvano Michelon, formando o time técnico que está por trás de cada rótulo.

O atrevimento e ousadia estão aquém do desejo de fazer novas descobertas. O Peregrino Nebbiolo chega com 120 garrafas (500 palntas), o Peregrino Teroldego com 200 (400 plantas) e o Peregrino Marselan com 260 (300 plantas).

A vinificação dos três vinhos foi aberta com remontagem manual, sem clarificação e sem filtração. A fermentação também foi aberta com remontagem manual. Na sequência, foi feita a descuba, seguida pela fermentação malolática, decantação e engarrafamento sem nenhuma intervenção. Ou seja, o vinho expressa sua real essência, do vinhedo à garrafa.

Lugares nasceu a partir de um espírito de busca interminável. Uma busca por redescobrir culturas vinícolas em regiões específicas, por testar micro lotes de vinhedos e elaborar micro vinificações. Por personalizar cada detalhe. Um espírito de descoberta e paixão pela cultura da uva e do vinho, cultivado desde a infância em meio a parreirais e produções artesanais das famílias.

O solo da região onde está o vinhedo deste projeto é de perfil franco-argiloso (50% argila, 25% silte e 20% areia), pesado, com bastante retenção de água, mas bem profundo, com possibilidade de um bom enraizamento e um bom equilíbrio da planta com o crescimento. E s verões quentes com noites frias típicos da região contribuem para a elevada maturação e os invernos bem frios trazem boa quebra de dormência com brotação mais uniforme.

"É um solo bastante fértil, com altos níveis de matéria orgânica, acima de 3%, favorecendo o desenvolvimento da videira. Este solo permite fazer boa área folhar, o que contribui para alcançar potencial de maturação bem maior do que em outras regiões, o que em vinhos potentes, bem encorpados, com alta estrutura, que podem ser guardados por vários anos", explica Mesturini.

O cachorro, ícone que faz parte da marca, foi inspirado num farejador de trufas, que sempre está em busca de algo e que não para de procurar. Simboliza, ainda, a amizade, lealdade e companheirismo.

 

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