Por:

O mundo é das mulheres

Tacos de Peixe frito e de Carne de Panela | Foto: Tomás Rangel/Divulgação

Por Cláudia Chaves

Especial para o Correio da Manhã

Existe conforto quando se entra numa casa de meados do século 20. A sensação aumenta no salão e na cozinha, para onde se olha mulheres simpáticas, eficientes, gentis e bem humoradas. Assim é o ambiente do Belisco, bar com porções feitas para se acompanhar com ótimos vinhos.

A chef Monique Gabiatti e as sócias, a gestora Sálua Bueno e Gabi Teixeira, sommelier, alcançam uma qualidade rara: pratos criativos em porções generosas, concebidos para dividir, harmonização para se sentir o prazer do vinho na régua de degustação da casa com o perfeito conceito de muita calma nessa hora.

A chef Monique aproveita para estrear novas delicias, todas com a mesma característica: um detalhe, uma combinação, um ingrediente que transforma o que seria comum, corriqueiro em uma verdadeira experiência gastronômica.

Os tacos de peixe, feitos com tortilha de trigo, tempurá de dourado, coleslaw (salada de repolho), crispy de parma e pimenta sriracha são crocantes. A perfeição do aparente improvável. Também o ceviche de dourado, cubos do peixe marinados em calda de cítricos, óleo de gergelim torrado, pimenta dedo de moça, cebola roxa, tomate e wakame alga, acompanha tortilhas de trigo para os que não temem glúten.

As opções são todas para todo o tipo de gosto. O hummus de beterraba com lascas de polvo temperadas com azeite alho assado e sumac (especiaria de aroma exótico e sabor ácido, puxado para o cítrico). Agora, o ponto alto: o pan tomaca, sourdough tostado com tomate fresco ralado, temperado com azeite de alho assado, alho e pimenta do reino, servido com aliche e maionese de missô. Tivemos também a linguiça Caccio e Peppe, feita com copa lombo, parmesão e pimenta do reino torrada. Servida com fonduta de grana padano.

Monique, Sálua e Gabi são capazes de irem muito além do belisco, do petisco, da entradinha. Cada uma das opções é capaz de sentirmos cada sabor, o esmero do preparo. Enfim, entrar em um mundo no qual as mulheres dão um verdadeiro show.

SERVIÇO

BELISCO

Rua Arnaldo Quintela, 93

Segunda a sábado (18h a 0h)