Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA RESTAURANTE - CINE BOTEQUIM 2: Almoço chão de estrelas

O senacional camarão Sônia Braga | Foto: Rodrigo Galvão/Divulgação

Semana passada, debruçei na varanda da saudade. Eu e comadre Celinha pegamos o Metrô e voltamos às origens: Praça Saens Pena. Fomos lá, pimponas, como quando éramos ginasianas e chegamos à Rua Dona Zulmira encontrar o Cine Botequim 2, lotado dos cartazes de cinema mais incríveis e conhecer as criações da chef Fabiana Cândido.

Lá tem o melhor cardápio de coxinhas que já encontramos. A massa é fina, saborosa, um creme de verdade. E tantos recheios que é quase como entrar em um conjuntos de cinema e ter de escolher em Spielberg, Fellini e Bergman. Fomos modestas porque, entre as mais de 20 escolhas que vão da tradicional galinha até bacalhau e veganas, optamos por galinha com linguiça e quiabo. Muito boa mesmo.

O cardápio se chama As Estrelas, mas poderia ser a Festa de Babette, o filme dinamarquês que apresenta o maior banquete de todo o cinema. Foram mais de 10 pratos, todos preparos com esmero e técnicas de rara perfeição de se ver por aí. Como tudo é de dividir, comer e repetir, levar a quentinhas, vamos mencionar começar pela deliciosa, língua, cortada pedaçuda, com molho ferrugem que cobre o purê de batata.

Aí vieram a fusão nordestina: o Shrek do Sertão (feijão verde com bacon, calabresa, camarão e nata, acompanha arroz, farofa e queijo coalho), a Costela Balboa (costela bovina, batatas ao murro, farofa e arroz de brócolis; Arnoldão (2 contra-filés, 2 filés de frango, 2 lombos suíno, 1 linguiça calabresa, queijo coalho e 3 ovos, acompanha batata frita, molho à campanha, arroz e farofa).

Depois vieram aqueles em homenagem às nossas maiores estrelas: Feijão Xuxa: feijão branco, com legumes variados, arroz branco e banana da terra e o sensacional Camarão Sônia Braga: camarões aos quatro queijos, gratinado, servido com arroz branco e farofa de maracujá. E para arrematar o pudim de lei o clássico dos clássicos: pudim de leite. E como se diz na Bahia: "esse almoço é coisa de cinema."

SERVIÇO

CINE BOTEQUIM 2

Rua Dona Zulmira, 111 - Maracanã

Terça a quinta (17h à 0h), sextas e sábados (12h à 0h) e domingos (12h às 22h)