Guia Michelin de volta ao eixo Rio-SP: conheça os novos estrelados
Em noite de premiação, confira os 21 restaurantes que conquistaram a estrela, além dos recomendados
Depois de um hiato de quase quatro anos, devido à pandemia, aconteceu na última terça-feira (20), no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, a 7ª Edição Nacional do Guia Michelin, o mais respeitado prêmio gastronômico do mundo.
Foram 140 estabelecimentos recomendados pelo guia francês - disponível apenas em formato digital - sendo que 21 deles receberam a tão desejada estrela (6 cariocas e 15 paulistas). No Rio, o chef Rafa Costa e Silva, conquistou pela primeira vez, com o Lasai, a segunda estrela e se juntou ao Oro, do chef Felipe Bronze e ao Oteque, do chef Alberto Landgraf, que mantiveram duas estrelas.
O Lasai levou também o prêmio de "Sommelier", com o belo trabalho de Maíra Freire com os vinhos naturais e biodinâmicos. Quem entrou pela primeira vez para a lista dos restaurantes estrelados foi o carioca San Omakase, com o chef André Kawai, que se juntou ao chef Nello Cassese do Cipriani e ao chef Alberto Morisawa, do Mee, com uma estrela.
Uma novidade no Brasil foi a Estrela Verde, para restaurantes sustentáveis. Os ganhadores foram três estabelecimentos de São Paulo: a Casa do Porco, Corrutela e Tuju. Nenhuma casa conquistou a pontuação máxima, de três estrelas.
O Michelin indica
Veja a lista completa dos restaurantes do Rio e São Paulo, agraciados pelo Guia Michelin 2024:
RIO DE JANEIRO
Duas estrelas: Lasai, Oroe e Oteque
Uma estrela: Cipriani, Mee e Sala San Omakase
Bib Gourmand (boa qualidade e bom preço): Artigiano, Brota, Didier, Maria e o Boi, Miam Miam, Pici Trattoria e Sult
SÃO PAULO
Duas estrelas: D.O.M., Evvai e Tuju
Uma estrela: Fame Osteria, Huto, Jun Sakamoto, Kan Suke, Kazuo, Kinoshita, Kuro, Maní, Murakami, Oizumi Sushi, Picchi e Tangará Jean-Georges
Estrela verde: A Casa do Porco, Corrutela e Tuju
Bib Gourmand (boa qualidade e bom preço): A Baianeira, A Baianeira - MASP, AE! Café e Cozinha, Balaio - IMS, Banzeiro, Barú Marisquería, Bistrô de Paris, Brasserie Victoria, Capim Santo, Cora, Corrutela, Cuia, ?Ecully Gastronomia, Feriae, Fitó, Komah, Kotori, Le Bife, Manioca, Mocotó, Mocotó Vila Leopoldina, Nomo, Petí Gastronomia, Piu Higienópolis, Piu Pinheiros, Shihoma - Pasta Fresca, The Kith, TonTon, Tordesilhas e Zena Cucina