Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Um jantar para ficar na história

Claude Troigrois e seu filho Thomas são alguns dos chefs que comandam histórico jantar beneficente cuja renda será revertida para os desabrigados das enchentes no RS | Foto: Divulgação

Existem momentos únicos e raros nos quais se faz história e se instala na memória de todos os que tem o privilégio de participar. Nesta segunda-feira (3) os grandes profissionais da gastronomia do Rio - chef, sommeliers, mixologistas, produtores orgânicos - fazem um verdadeiro banquete na Casa da Glória com toda renda revertida para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul, via projeto "Irmãos de Talheres", cujo objetivo é fornecer mais de 30 mil marmitas por dia à população vulnerável da região.

Este propósito reuniu nomes como Claude Troisgros, Thomas Troisgros (Toto e Oseille), Roberta Sudbrack (Sud Pássaro Verde), Silvana Bianchi (Pastrella), Bruno Katz (Nosso, Katz-su e Chanchada), Pedro Coronha (Koral), Jessica Trindade (Chez Claude), Gonzalo Vidal, Gustavo Rinkevich (Rocka Búzios) e o anfitrião Christiano Ramalho (Bistrô da Casa) preparam o vasto menu que você confere no box.

Os vinhos são todos produzidos no Rio Grande do Sul, fornecidos pela importadora e distribuidora Zahil, e o serviço também ficará a cargo de um time de craques: Haroldo Nunes (Chez Claude), Marlene Souza (Professora de enologia e sommelière), Mariana Sarmento (Adega on line), Isaura Monique (Chez Claude), Raimundo Pires (Zahil), Gilton Leite (Território Aprazível), Gabi Teixeira (Belisco), João Pedro (Alloro al Miramar), Douglas Lima (Grupo Trëma), Itamar Ferreira (Chez Claude), Alexandre Loureiro (sommelier), Ezequias Almeida (Mercearia da Praça), Altair Neto (Bota Restaurante) e Thiago Marques (Restaurante Joaquina). Quem não abre mão do chope, a Ambev fornecerá uma de suas marcas superiores, a Hoegarden.

A união beneficente também contará com welcome drinques do empresário e mixologista Jonas Aisengart; a Orgânicos da Fátima (uma das maiores parceiras de hortifruti sem agrotóxicos do Rio de Janeiro); águas Evian e café da marca Três Corações. A decoradora Andrea Ramos será a responsável pela beleza das mesas.

"Entendemos que para levantar um estado inteiro, não devemos nos mobilizar apenas nos primeiros dias. Ainda será preciso ajudar por muito tempo", lamenta o chef Christiano Ramalho.

SERVIÇO

CASA DA GLÓRIA

Ladeira da Glória, 98

3/6, a partir das 20h

Valor: R$ 500 por pessoa

Reservas: (21) 96585-5546.

 

O MENU SOLIDÁRIO

Fugazzeta de queijo meia cura e mortadela na brasa (Gonzalo Vidal)

Tartare de Abóbora (Roberta Sudbrack)

Beterrabas assadas ao sal grosso, com creme de queijo de cabra, alho negro, cítricos e nozes caramelizadas (Gustavo Rinkevich)

Crudo de peixe com óleo de amendoim e tomate assado (Pedro Coronha)

Gyoza de camarão com porco, vinagrete de kombucha de café (Thomas Troisgros & Carlos Yusa)

Raviolone, quatro tipos de cogumelos, creme parmesão e azeite de manjericão e laranja (Silvana Bianchi)

Arroz de pato (Claude Troisgros & Jéssica Trindade)

Matambre de porco recheado com linguiça de pernil, queijo de ovelha do RS e mini cenouras da Fátima (Christiano Ramalho)

Cremoux de chocolate branco e iogurte, sorvete de figo, framboesa, manjericão e Espelette (Bruno Katz)