Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA RESTAURANTE - ARP BAR: Do céu, da terra e do mar

No Arp Bar, os pratos são criativos com ingredientes casados à perfeição | Foto: Divulgação

Cazuza já disse "Vago na lua deserta das pedras do Arpoador". No volta das pedras, há um encontro perfeito com o Arp Bar do Hotel Arpoador e o novo cardápio de Lucas Lemos. Se Paris vale uma missa, o Arp vale, no mínimo, uma ida para os coquetéis que são de se subir aos céus. Escolhemos dois: o Amassa, releitura do mate com limão praiano, mix de cachaça com mate de ervas brasileiras, suco de limão, cynar 70 e rapadura e o saboroso Akay, que significa cajá em tupi-guarani, com Jambuzada, cajá com cúrcuma, suco de limão, açúcar e hortelã.

Como o chef define, o importante é comida conforto: saborosa, com recriações do que se chama de trivial. A mesa em que sentamos, ficamos com os irmãos Gorin (Daniel e Marcelo) que renovaram o hotel de forma incrível, um clima de bacana carioquice para comemorar os 50 anos. Os pratos são criativos, os ingredientes foram feitos uns para os outros.

O Bolovo de Camarão, interpretação do chef, lá é feito com ovo mollet envolto (gema mole e clara dura) em massa de camarão, maionese de maracujá e pimenta coreana. Aí se pensa: como o Lucas consegue fritar e não cozinhar a gema. Coisa de craque. Tacos Caseiros de Milho Branco com recheio de porco marinado com abacaxi e trio de Arepas, panquecas de milho com pasta de castanha de caju, conserva de legumes e rúcula são ótimos para beliscos.

Os principais são de todos os lugares. O Cavatelli Mar & Montanha (massa preparada na casa, pancetta, tomatinhos, ervas e cauda de lagosta na manteiga noisette); Pesca do Dia (com purê de abóbora cabotiá, cogumelos paris, espinafre, molho beurre); o clássico carioca Galeto, no sous vide com seu próprio molho e acompanhado de batatinhas douradas temperadas com sal de sálvia e o Arroz Caldoso de Cordeiro, puro sabor do norte da África.

SERVIÇO

ARP BAR

Rua Francisco Otaviano, 177 - Ipanema

Café da manhã diariamente de 7h às 11h30 | almoço e jantar, de seg a qui (12h às 23h), sex e sáb (12h30 à 0h) e dom (12h30 às 22h)