Por:

É uma casa portuguesa com certeza

O Rojão de Porco, nacos de costela e barriga de porco fritos servidos com laranja, vagem francesa e batatas cozidas à perfeição | Foto: Divulgação

Por Cláudia Chaves

Especial para o Correio da Manhã

Existem lugares que são lembranças imbatíveis. Profissional iniciante, trabalhando em Botafogo, o Aurora era um templo sagrado. Em um Rio, muito carioca, nada gurmetizado, o objetivo era dar risada, boa comida, chope gelado e muita, mas muita política, censura e o que o mundo seria. Pois é, graças a la vida, que te queremos tanto, o Aurora está lá, com comida ótima, nada de renovação contemporânea. De podermos dizer de volta ao meu aconchego.

Convidada pela queridíssima isabelle Lindote, craque em explicar tintim por tintim os segredos da cozinha, e pela chefe Ana Beatriz Capão tivemos uma noite de voltar a Portugal, alegre, agregador, com comida farta, tradicional. Raiz diriam as pessoas. Mas Beatriz vai além disso. Cria a partir dos clássicos. E acerta.

Começamos pela nova empada de cozido. Pode imaginar lombo, linguiça, peito, cenoura, couve, tudo muito bem picadinho, temperado, com uma empada do tamanho correto (média), com a massa fina, inclusive na cobertura, de derreter, mas sem esfarelar. Comer-se-iam muitas, pensamos em português castiço. Os bolinhos de bacalhau, macios na massa, crocante na casquinha e com azeitonas pretas, o correto, algo raro de se ver por aqui.

O principal foram os Rojões de Porco Aperitivo , nacos de costela e barriga de porco fritos servidos com laranja, vagem francesa e batatas cozidas à perfeição. Bem frita, com a gordura saborosa e enxuta com batatas cozidas ao ponto, macias, macias e vagem francesa que jamais tinham provado tão boas. Verdinhas, consistentes, saborosíssimas. Aí, entra a criatividade de Beatriz com os pedaços de laranja que dão uma leveza ao prato. A versão almoço está disponível no novo menu executivo da casa, que estreou no início do mês. Recomendamos.

A sobremesa é das melhores: Mineiro de Botas (que me lembre só existe no Aurora). Uma espécie de omelete com queijo, banana e goiabada que Beatriz transformou visualmente com forma de um lindo crepe. Depois de tudo isso, a maior alegria foi Beatriz e eu termos lembrado que o nossa amizade, vem de longe. Foi minha aluna, muito jovem. Demos Gracias a la vida porque nos queremos tanto. Ainda mais com a cozinha do Aurora.

SERVIÇO

AURORA

Rua Capitão Salomão 43, Humaitá

Diariamente, de 11h à 1h