Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA RESTAURANTE - CASA CAMOLESE: Veramente molto italiano

Torteli di Manzo al Funghi, como nas região da Lombardia, Emilia-Romagna e Toscana | Foto: Tomás Rangel/Divulgação

Olhar para lua, ver o Cristo, apreciar as pistas de corrida, sentir o ar fresco da noite. Esses fatores fariam de qualquer lugar um programa legal. Agora junte a isso um ambiente lindo, madeiras verdes, uma comida italiana clássica de prima, uma carta de vinhos rara de se encontrar, coquetéis e atendimento excepcional...

Mamma Mia! Assim é a CasaCamolese, renovada depois de seis anos, com um cardápio de clássicos e paisagismo de Gigi Barreto.

Fomos recebidas de forma nobre, como na Bota, por Renato Neves, o doublé de gerente e sommelier, tendo sido eleito em 2019, o melhor do Brasil. Nos aconselhou os vinhos e nos fez o percurso de uma noite italiana. Começamos pelos arancini, bolinho de arroz arbóreo frito recheado com mussarela, trufas negras e maionese especial. A maionese é leve, com sabor que não briga com a massa frita, crocante e o recheio que derrete.

As bruschettas de presunto cru e brie, com geleia de damasco, queijo, sob uma fatia de pão artesanal são as favoritas da amiga Denise Mortati, expert em comida italiana, pelas razões óbvias. O queijo desmanchando no ponto certo, a geleia para dar a mistura e presunto na espessura correta. Com vinho branco gelado, só acertos.

De principal, o chefe Jessé Valentim - que acumula passagens por importantes restaurantes do Rio, como Gero, D'Amici, além ter vivido anos na Itália, fez a melhor escolha: torteli di manzo al funghi - massa recheada com filé mignon desfiado e servida com cogumelos frescos. A massa recheada, tradicionalmente feita nas regiões da Lombardia, Emília-Romanha e Toscana, veio como molho espesso e aquele ponto que se pode cortar com a colher de macia, sem estar mole.

Agora há que se destacar o atendimento do Emerson, sempre presente, conversando, com um cuidado especialíssimo. E especial é a Caipirinha de caju, com o doce feito nac asa com a receita da vovó; o Bolo molhado de chocolate com calda de brigadeiro e creme inglês; asp izzas; a excelente programação do Manouche. Como foi especial a nossa noite.

SERVIÇO

CASA CAMOLESE

Rua Jardim Botânico, 983

De segunda a quinta (12h às 23h), sextas e sábados (12h à 1h) e domingos (12h às 19h)