CRÍTICA RESTAURANTE - QCEVICHE!: A cozinha do Nobel

Por Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

QCEVICHE!

Se alguém tivesse me dito há alguns anos que um dia ia ver organizarem-se no exterior viagens turísticas gastronômicas' ao Peru, eu não teria acreditado. Mas aconteceu. Assim, fala Mario Vargas Llosa, o peruano Nobel de Literatura. E diz com conhecimento de causa. Em 2023, acontece a virada no 50 Best quando o campeão é o Central, restaurante em Lima.

Há uma diferença na culinária peruana. As técnicas, os ingredientes, os sabores vêm da cultura milenar de seus povos originários. Do Pacífico aos Andes, volteando pela Amazônia são os pescados, os grãos, as ervas que se misturam em criações absolutamente com sabores que explodem. É exatamente essa culinária que está no QCeviche!, no térreo do Mercure Boutique, na Avenida Atlântica, onde o Chef Javier Beltran aposta em ceviches, saladas, petiscos e sobremesas autênticos. E acerta.

Fomos eu e Celinha, a comadre que muito me acompanha em aventuras peruanas. Fomos atendidas pela Fernanda, mais gentil impossível. Os ótimos coquetéis preparados por Tamires foram uma prova da força do pisco e chicha morada, a bebida refrescante feita a partir de milho roxo, frutas e especiarias.

Resolvemos pedir a Degustação de Ceviches, que veio com quatro opções diferentes de pescados, frutos do mar, diferentes leites de tigre, temperos e graus de picância. Todos com um ponto de cozimento perfeito, macios, tenros, cozidos no limão naquele ponte em que não fica nem ácido e nem cru. O leite de tigre, apesar de base composta de limão, cebola roxa, coentro, salsão, gengibre, peixe branco e pimenta dedo de moça, variou em todas as versões.

Além disso, de uma correção que não se vê em versões apressadas. O milho torrado, a batata doce laranja tudo mergulhado nos diferentes molhos. E ainda teve a aprovada ousadia do Ceviche Nikkei (R$ 59), agridoce de atum com picles de rabanete, pepino japonês, molho ponzu e leite de tigre.

Experimentamos também as causas, tira-gosto à base de batatas. A crocante com massa de batata temperada com limão e pimenta amarela, com coroa de peixe frito e molho acevichado; e a Limeña, massa de batata temperada com limão e pimenta peruana com frango desfiado temperado com maionese caseira.

SERVIÇO

QCEVICHE!

Av. Atlântica, 2554 - no Mercure Rio Boutique Hotel Copacabana

De terça a quinta (12h às 15h / 19h às 23h) | sexta a domingo (12h às 23h)