CRÍTICA - RESTAURANTE - CASA URICH: Clássicos para se voltar

Por Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Cozido alemão (eisbein cozido, salsichão vermelho e branco, feijão branco, repolho, cenouras e batatas cozidas)

Existem pratos que são únicos, além daqueles das mães, avós e assemelhados. Mas existem outros que são de um determinado local. A pizza napolitana, o cachorro quente de rua, o acarajé no Rio Vermelho, o crepe francês, a salada de batata alemã. Praticamente nostálgicas, fomos eu e Aline, apaixonada como eu pelos embutidos, defumados e chope preto, provar o menu comemorativo dos 111 anos da Casa Urich.

Fomos recebidos por Marisa Oreiro, sócia do restaurante, ao lado do irmão Orlando. Muitas lembranças dela e nossas sobre a força dos restaurantes tradicionais do Centro (coisa de gente antiga, mas fazer o quê). Marisa nos contou da historia de sua família com a casa e como construíram esse cardápio.

Estavam lá os clássicos língua à moda da casa (língua ao molho madeira, com purê de batata e dois ovos fritos), o filet mignon à Munich (recheado de queijo gorgonzola, acompanha talharim na manteiga de ervas finas) e do cozido alemão (eisbein cozido, salsichão vermelho e branco, feijão branco, repolho, cenouras e batatas cozidas, R$ 170, até 3 pessoas). Entram no cardápio o risoto de eisbein (joelho de porco) e o croquete de schnitzel, a versão alemã da milanesa. Feito com lombo de porco moído e empanado é, simplesmente, o melhor dos dois mundos. Mas é sucesso absoluto há mais de 10 anos.

O risoto de eisbein (joelho de porco) é perfeito. A iguaria, pois eisbein é dos melhores pratos, desfiada, com petit-pois, temperos é para se ir comendo devagar, saboreando e sem ter aquele osso no prato. E pedimos a salada de batata com a maionese saborosa consistente, ainda com micro pedaços de aipo que dá uma crocância perfeita. Essa salada da batata é a melhor do Rio e acompanha bem todos os pratos.

Tudo regado a chope preto, gelado, na pressão, a língua macia, temperada, desfiando, com o molho se misturando nas gemas e na base do purê de batata. Na tradição que queríamos manter, pedimos o apfelstrudel, sobremesa de maçã com creme chantilly caseiro. Saímos nos lembrando de nossos carnavais, porque como a Casa Urich é a tradição pura do Centro.

SERVIÇO

CASA URICH

Rua São José, 50 - Centro | Segunda a sexta (12h às 21h)