A magia da culinária brasileira
A diversidade da nossa cozinha é o tema do 5º Festival Delícias do Brasil, com aulas-show com chefs de todo o país
"Se outros motivos não houvesse para a regionalização culinária brasileira, haveria sempre os que a história nos relembra cotidianamente: aqui havia uns poucos milhões de índios, entre si diferenciados em muita coisa importante - línguas, crenças, culinárias; para cá vieram os portugueses em número cada vez mais expressivo ao longo destes quase cinco séculos - e portugueses de regiões também diferenciadas; foram trazidos milhões de africanos escravos, originalmente muito diferenciados em línguas, religiões, hábitos, costumes, cozinhas. Entre si, conculturaram-se, de tal modo que, se certos "ideais" predominaram como provindos dos portugueses, sob o oficialismo viveu e vive uma cultura mista com fundas contribuições negras e índias. A tudo isso, juntemos as colônias de europeus, asiáticos, americanos ..."
Assim, o grande filólogo, acadêmico, colaborador do Correio da Manhã Antonio Houaiss introduz o seu magnífico "Magia da Cozinha Brasileira". Esse mesmo texto é adequado a Delícias do Brasil, evento que chega à sua quinta edição reunindo chefs de diferentes regiões para celebrar a gastronomia brasileira.
Nesta segunda-feira (26), no restaurante Páreo, acontecem as aulas-show com chefs convidados recebidos pelo chef titular da casa, o criativo Marcones Deus. Haverá ainda degustação de pratos especiais criados pelos chefs, apresentação de música ao vivo e exposição fotográfica. A curadoria é de Luciano Roberto, que atua no mercado gastronômico há mais de duas décadas.
"O evento tem como objetivo trazer chefs renomados de todo o país para que o público possa degustar e aprender receitas inéditas, aprofundando seu conhecimento sobre a diversidade da culinária brasileira", explica Marcones Deus, o cicerone do evento.