Por: Cláudia Chaves

NOTÍCIAS DA COZINHA: Cachaça na linguiça

Casa das Meninas Charcutaria | Foto: Divulgação

O segredo da charcutaria artesanal da Casa das Meninas de Paraty envolve também a cachaça de produção local. Nesta sexta (13), em comemoração ao Dia da Cachaça, a chef Anna Barreto serve a Linguiça Real de Tropeiro (geleia de cachaça e limão), a Linguiça de Arraia na cachaça e a Bottarga Caiçara além da dose da Paratiana Ouro, (carvalho 42% de álcool). "Nossa Bottarga Caiçara é feita na cachaça da terra e produzimos ainda a conserva de Bottarga no azeite com limão curado, esse último com safra de oito anos", diz a chef. @casadasmeninascharcutaria.

 

Um jantar literário

Farrapos Wine Bar | Foto: Divulgação

O chef Pedro Freitas, do Farrapos, bistrô português no Bairro Peixoto, se inspira nos grandes autores portugueses para um menu especial, de quatro etapas, servido no jantar até domingo (14). O percurso com os pratos característicos da terrinha levam nomes como Sopa Fernando Pessoa (creme de legumes com salada de espinafre e amêndoas); Bacalhau à Eça de Queiroz, (gratinado com natas e cebolas caramelizadas); Carne à Saramago (caril de porco com arroz de amendoim e coentro) e o Toucinho do Céu Florbela Espanca.

A quatro mãos

Arroz do Mar | Foto: Divulgação

O chef João Diamante, do restaurante Dois de Fevereiro, já se sente em casa cruzando originalidade e tradição, no coração da Pequena África. E recebe nesta sexta-feira 13, a partir das 16h, o colega Renato Martins, do restaurante Ilhote Sul - há três décadas referência de frutos do mar em Macaé. Os chefs vão cozinhar, a quatro mãos, o Arroz do Mar (arroz cozido no caldo de frutos do mar, acompanhado de polvo, peixe, camarão e lula) em homenagem a Yemanjá, a orixá padroeira dos pescadores, para trazer só boa sorte aos comensais.