CRÍTICA RESTAURANTE - BLUE NOTE RIO: Carioca muito afinado

Por Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Brodo di Mare, uma entrada farta

Toda vez que vou fazer algo de arte, entretenimento, ouço a voz de Dick Farney (um cantor desses que só aconteceu no Rio, no século passado) cantando "um bom lugar para se amar, Copacabana". Esse eco sempre me deixa feliz. Ainda mais no popularíssimo sextou, quando se consegue ir a um show raro de tão bom e um pós jantar com excelente comida. Esse programa também do século passado.

Fomos eu e Andy, meu amigo americano mais carioca do mundo ao Blue Note, a única casa do Rio a nos ofertar um programa completo. O show foi com três dos maiores e melhores músicos brasileiros. Chama-se Trem de Três com Carlos Malta (sopros), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Marcelo Costa (percussão). Só música brasileira. Muito Incrível.

Descemos para o jantar e fomos direto ao ponto: os drinques. A caipirinha é feita com a Cachaça Blue Note, produzida no interior de Minas Gerais, tem a chancela das Cachaçarias Nobre e leva assinatura do cachaceiro Giovanni Pereira. Escolhemos o Passeio no Calçadão (vodka, gengibre, limão siciliano, hibisco e espuma de tangerina) que acompanharam as entradas do novo cardápio; Os Cariocas (caldinho de feijão servido com couve crispy, bacon crocante e farofa da casa); e pastéis de carne (carne desfiada com ovo, azeitona e salsinha) que nos deram total alegria. Couve crispy fritinha junta-se ao leve sabor de feijoada com os pastéis, crocantes, a carninha com jeito de casa com as raras presenças de ovo e azeitona.

Os principais foram do mar. O Brodo di Mare, o tradicional caldo italiano de camarões, lula e mexilhões, apesar de estar como entrada, é ótima opção para se dividir. Saboroso, os frutos do mar no ponto certo, o caldo para se mergulhar o pão e pensar la nave va. A moqueca Blue Note, caprichada nos peixes e nos outros do mar, com um caldo encorpado, temperada, sal e pimenta no ponto certo e servida com arroz soltinho e farofa de dendê. Saímos para o calçadão, respiramos a brisa, o cheiro e com a certeza de que o século passado deixou ótimos legados.

SERVIÇO

BLUE NOTE RIO

Av. Atlântica, 1910 - Copacabana

Terça a quinta (17h a 0h30), sextas e sábados (17h às 2h) e domingos (12h às 23h)