Por:

Uma vitória de sabor nordestino no MasterChef 2024

José Roberto na final do reality culinário em que criou um menu nordestino: o potiguar planeja montar um restaurante com sua família em São Luís | Foto: Divulgação Band

Opotiguar José Roberto é o campeão da 11ª temporada do MasterChef, reality de culinária da Band. Ele venceu a catarinese Giorgia Paladini. Na prova final, os dois apresentaram aos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça menus autorais completos, com entrada, prato principal e sobremesa. Na última etapa, houve ainda a visita de Diego Lozano, jurado do MasterChef Confeitaria.

"Eu vim para cá com um sonho, uma mala e um discurso para fazer: o da valorização dos produtos brasileiros", disse o campeão ao site da Band. "Minha maior vitória foi acreditar em mim. Já tinha o apelido de MasterChef da família, mas eu queria mais. E agora acredito mesmo que posso mais".

No vídeo gravado por Aydan Sousa, amigo pessoal de José Roberto, o campeão do MasterChef diz que ter entrado no programa e conquistado o troféu foi a realização de um sonho. "Eu comecei há 10 anos a acompanhar o programa, querendo entrar. Ter feito esse desafio é a maior lição de vida que eu vou levar, para sempre, porque, para mim, não é só um programa. Para mim, é o atestado de que eu podia sonhar. Sonhar move o mundo", comentou.

O trio de jurados também exaltou a vitória do potiguar. "O Zé honrou as raízes e a culinária brasileira, trouxe muita emoção na comida. Com certeza, vai ter um caminho enorme para trilhar e representar nossa gastronomia", destavou o chef Henrique Fogaça.

File às suas raízes, José Roberto usou ingredientes como caju, jambu, tucupi e babaçu no menu autoral, em uma valorização da culinária nordestina. O cozinheiro preparou um pirão de castanhas para a entrada, peixe na folha de bananeira com molho de tucupi como prato principal e, para a sobremesa, serviu um bolo com creme de confeiteiro congelado com babaçu.

Após a vitória, José Roberto planeja abrir um bistrô em São Luís (MA), onde mora com a família.

Apesar de não ter levado o troféu para casa, Giorgia garante que o balanço da sua participação no programa é positivo. "Consegui superar todos os obstáculos, evoluir e amadurecer, então é uma série de coisas que a gente ganha ao longo do caminho fora o prêmio", avaliou. Ela também rendeu elogios ao vencedor do reality culinário. "Sou muito feliz e orgulhosa do José Roberto, porque ele mostrou muita coisa incrível. Ele é um cara muito f*da que eu admiro", reconhceu a vice-campeã.

Além de se descobrir na cozinha, Giorgia diz que um dos maiores aprendizados que teve foi acreditar em si mesma. "Conforme ia chegando perto do top 10, depois o top 5, eu fui entendendo que, na verdade, eu era bem capaz [de chegar à final]", descreveu. "É uma competição com outras pessoas, mas, principalmente, com a gente mesmo", disse a catarinense.

De entrada, ela preparou um crudo de peixe com aguachile de acerola e maxixe. A ideia foi apresentar um prato que fosse a cara do Brasil, trazendo inclusive a cor vermelha do pau-brasil, planta tão emblemática do nosso país. No prato principal, a catarinense serviu uma massa recheada de camarão, chuchu e beurre blanc de vinho do Porto branco. E, para finalizar, a sobremesa foi um sorvete de tapioca com lírio-do-brejo, manga, curry e crocante de castanha com rapadura.

"Para mim, foi muito emocionante poder entregar um menu que tinha exatamente o que eu queria mostrar. É uma oportunidade única", celebrou a finalista. "Ouvir as avaliações positivas sobre cada detalhe foi o mais incrível de tudo. Foi importante para eu acreditar em mim como cozinheira, que agora é o que eu quero fazer da vida."

Os demais participantes da 11ª temporada retornaram à cozinha do programa para assistir a tudo diretamente do mezanino. Além disso, as famílias dos finalistas também marcaram presença e emocionaram os cozinheiros.

A Band acertou com a produtora Endemol Shine Brasil, dona do formato, a produção de novas temporadas do MasterChef para 2025.

A nova temporada do reality com cozinheiros amadores não vai contar com a presença de Ana Paula Padrão. A apresentadora optou por não renovar o contrato com a emissora e sairá do MasterChef após dez anos.