Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA / BARES / BAR DO MOMO E ENCHENDO LINGUIÇA: Para os que amam os botecos

Toninho, do Momo, exibe o petisco Nosso Sonho | Foto: Divulgação

Dois dos campeoníssimos do Botecar Rio (que reuniu 40 dos melhores botequins da cidade), 30 dias de uma maratona deliciosa. Dois dos campeões estarão abertos no dia 31. O Bar do Momo, na Tijuca, o vencedor, e o Enchendo Linguiça, 5º lugar em uma disputa acirradíssima. Com o petisco Nosso Sonho, inspirado na música da dupla de funk Claudinho e Buchecha, conquistou a maioria dos votos na primeira edição do evento.

"Eu queria homenagear o funk e, conversando com a minha amiga Michele Miranda, tivemos várias ideias. Uma delas foi o Nosso Sonho, ícone da dupla Claudinho e Buchecha. Pensei no pernil, um clássico do bar, e fazer do 'sonho' um salgado com massa de batata baroa e outros ingredientes que dessem um 'quê' ao petisco, que foram a cebola caramelizada no vinho e o chantilly de limão. Vamos continuar com o petisco até o Buchecha vir aqui", avisa Antonio Carlos Laffargue, o Toninho, dono do Momo.

Com mais de 50 anos de história, o Bar do Momo é também Patrimônio Cultural Carioca. Ponto de encontro de músicos e ícones da boemia do Rio, o bar é referência de boa comida e petiscos criativosMarcaçãsem falar no time que faz tudo acontecer por lá. Uma grande família que joga nas 11, da cozinha a administração.

Difícil passar pelo Grajaú e não dar uma paradinha no Enchendo Linguiça, de onde há 18 anos saem os melhores embutidos da cidade. Além disso, a casa é referência quando o assunto é o apreciado joelho de porco. O petisco que leva a assinatura da casa é linguicinha suína exclusiva, produzida na casa, regada com molho de cerveja.

SERVIÇO

BAR DO MOMO

Rua General Espírito Santo Cardoso, 50A - Tijuca

Segundas (12h às 23h), quarta a sábado (12h às 23) e domingos (12h às 18h)

ENCHENDO LINGUIÇA

Avenida Eng. Richard, 2 - Grajaú

Segunda a quinta (11h a 0h), sexta e sábado (11h a 1h) e domingos (11h às 21h)