CRÍTICA / BARES / BAR DO MOMO E ENCHENDO LINGUIÇA: Para os que amam os botecos

Por Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Toninho, do Momo, exibe o petisco Nosso Sonho

Dois dos campeoníssimos do Botecar Rio (que reuniu 40 dos melhores botequins da cidade), 30 dias de uma maratona deliciosa. Dois dos campeões estarão abertos no dia 31. O Bar do Momo, na Tijuca, o vencedor, e o Enchendo Linguiça, 5º lugar em uma disputa acirradíssima. Com o petisco Nosso Sonho, inspirado na música da dupla de funk Claudinho e Buchecha, conquistou a maioria dos votos na primeira edição do evento.

"Eu queria homenagear o funk e, conversando com a minha amiga Michele Miranda, tivemos várias ideias. Uma delas foi o Nosso Sonho, ícone da dupla Claudinho e Buchecha. Pensei no pernil, um clássico do bar, e fazer do 'sonho' um salgado com massa de batata baroa e outros ingredientes que dessem um 'quê' ao petisco, que foram a cebola caramelizada no vinho e o chantilly de limão. Vamos continuar com o petisco até o Buchecha vir aqui", avisa Antonio Carlos Laffargue, o Toninho, dono do Momo.

Com mais de 50 anos de história, o Bar do Momo é também Patrimônio Cultural Carioca. Ponto de encontro de músicos e ícones da boemia do Rio, o bar é referência de boa comida e petiscos criativosMarcaçãsem falar no time que faz tudo acontecer por lá. Uma grande família que joga nas 11, da cozinha a administração.

Difícil passar pelo Grajaú e não dar uma paradinha no Enchendo Linguiça, de onde há 18 anos saem os melhores embutidos da cidade. Além disso, a casa é referência quando o assunto é o apreciado joelho de porco. O petisco que leva a assinatura da casa é linguicinha suína exclusiva, produzida na casa, regada com molho de cerveja.

SERVIÇO

BAR DO MOMO

Rua General Espírito Santo Cardoso, 50A - Tijuca

Segundas (12h às 23h), quarta a sábado (12h às 23) e domingos (12h às 18h)

ENCHENDO LINGUIÇA

Avenida Eng. Richard, 2 - Grajaú

Segunda a quinta (11h a 0h), sexta e sábado (11h a 1h) e domingos (11h às 21h)