Há dias que parecem não ser barro, nem tijolo. Chuvisco, graças a la Niña, filho vindo de São Paulo, preparação para o convescote doméstico. Lembranças, muitas lembranças. João, o filho, ficou rememorando o Filé à Osvaldo Aranha que Niica, sua avó e minha mãe, fazia à perfeição. A saída da praia de Ipanema quando ele, irmão e primos eram levados para comer pastel nos botecos de então.
Resolvemos ir ao Manuel & Joaquim que ocupa a estratégia esquina da Farme de Amoedo com Barão da Torre, quando passamos a caminho do mar. Radicalizamos na vida de outrora. Sentamos na varanda para ver o movimento e para abrir os trabalhos, logo vieram dois chopes na pressão e geladíssimos. Com prazer, ficamos com o bigode da espuma. Os pastéis crocantes, com o queijo catupiry de verdade escorrendo, o camarão naquele ponto exato.
Como clima era " ai que saudade que tenho da minha infância querida", João pediu o croquete do Alemão e ainda dobramos os pasteis com o imbatível recheio de caranguejo, pura carne, com capricho no tempero. E resolvemos dividir o Filé à Osvaldo Aranha com guarnição extra de batata frita à francesa, para não termos qualquer dúvida que a proposta não era botequim gourmetizado, mas comida raiz das melhores.
Filé mignon daqueles de três dedos de altura, tostado por fora, sem gordura, com o suco escorrendo para fazer o prato devido. Misturar arroz, farofa, batata e o molho da carne, colocar o alho frito, ir dando garfada na mistura, espetando o filé e jogando conversa fora sobre futebol, política, os tempos que correr. E ainda comendo as batatas francesas, crocantes, presunto de qualidade, cebolas e ervilha de pacote, não aquela sem graça de lata.
Pensamos que estamos em idade de crescimento, o que permite aquela super sobremesa, fomos de Viva o Gordo, exclusividade do Manoel & Joaquim.
É um prato cheio de bananas empanadas e fritas com canela, açúcar e sorvete de creme. Depois de tantas saudades "matadas", saímos e até vimos que a garota de Ipanema ainda existe.
SERVIÇO
MANOEL & JOAQUIM
Rua Farme de Amoedo 162 - Ipanema
De segunda a quarta (11h a 0h30), quintas (11h a 1h), sextas e sábados (11h às 2h) e domingos (11h a 1h)