Por Cláudia Chaves
Especial para o Correio da Manhã
Ochef sushiman Nao Hara ocupa a cena gastronômica carioca há tempos, sendo um medalhista de ouro no pódio da culinária. Primeiro sushiman carioca, nasceu em Tinguá, Nova Iguaçu, neto e filho de japoneses. Sua família criou o restaurante Miura, no Edifício Avenida Central, onde Nao começou como faxineiro, assumindo as facas aos 20 anos.
Em uma viagem ao Japão, trabalhou em diversos restaurantes de renome e teve a oportunidade de aprender com chefs que regressavam da França, trazendo consigo a nouvelle cuisine japa, uma fusão das técnicas da cozinha francesa com a precisão japonesa. Essa experiência foi fundamental para sua formação profissional.
Esse conhecimento ímpar, aliado à sua expertise criativa, levou Nao a ser responsável pela fusion cuisine de influência mediterrânea e asiática no Masi, restaurante localizado no 30º andar do Hotel Nacional. A gastronomia fusion do Masi é composta por 70% de influências mediterrâneas, com um passeio pelos sabores da Itália, Portugal e Turquia.
Fui recebida pela querida Lili Sampaio, assessora da BT Comunicação, que me apresentou os seus pratos favoritos. E que acerto! O Mongolian Beef, feito com iscas crocantes de filé mignon ao molho agridoce picante de shoyu, e os saborosos Camarões com Shitake, salteados no molho de ostras com abacaxi, foram apenas o início. O Carpaccio de Wagyu, servido com pedras vulcânicas quentes e molho ponzu, foi o ápice das entradas incríveis.
Nos pratos principais, a Paella Masi surpreendeu com arroz espanhol, camarão, polvo, mexilhões e lulas, tudo harmonizado com confit de pimentões, tomates e açafrão. Já o Surf and Turf, um filé mignon empanado servido com molho de camarão e arroz de açafrão com queijo, trouxe uma mistura improvável de terra e mar, um verdadeiro deleite. E, como não resistimos às vieiras, ainda pedimos as Vieiras com foie gras maçaricado, algas frescas e pérolas de lichia. Puro luxo!
Com a vista deslumbrante do mar ao fundo, finalizamos a experiência com sobremesas inesquecíveis: Tiramisù de doce de leite com sorvete de café (o melhor da vida!) e uma Banoffee desconstruída. Um início de relação gastronômica que, certamente, será duradoura — como a nossa com Nao Hara.
SERVIÇO
MASI | Hotel Nacional (Avenida Niemeyer, 796, 30º andar - São Conrado) | Diariamente, das 12h às 0h