A comida peruana está em alta, alinhando-se com os chefs mais premiados. influenciando com seus pratos, sabores, misturas, marcando presença nos botecos, nos quilos e os estrelados. Fomos eu e Teresa conferir o Sabor Peruano. Teresa tem um certo parentesco com os andinos, o que lhe dá lugar de fala. Ao recebermos o menu, logo percebermos que o chef Pablo Salcedo sabe do riscado, pois lá estavam os elementos que fazem o sucesso da cozinha peruana: pescados, batatas, milhos, temperos, cítricos.
O cardápio reflete a diversidade da cozinha peruana e a fusão de influências de quatro continentes. Destaque para as causas, tradicional prato à base de batatas andinas, com opções como a Limeña, com frango e abacate. A combinação, aparentemente improvável, torna-se um manjar. O frango bem desfiado e temperado sobre um corte generoso de abacate.
Quisemos experimentar de tudo um pouco e chegou à mesa o Trio Marino com ceviche, chicharrón de peixe e arroz com mariscos, é uma excelente escolha para quem deseja experimentar um pouco de tudo. O ceviche com o peixe consistente, envolto no leche de tigre - suco feito com o peixe marinado no limão com ervas. O nome "leite" se deve à de cor branca e o "tigre" ao fato desse molho ser usado no Peru para curar ressacas e para dar força a quem o ingere. A finalização leva milho crocante e batata doce que lá estavam.
A carta de drinks, comandada pelo barman Pablo Torres, é um espetáculo à parte. O Pachamama, com pisco macerado e aguaymanto, e o La Flor de Canela, que combina pisco, hibisco e frutas vermelhas, são criações que surpreendem pelo equilíbrio e sofisticação. Fomos de Flor de Canela e clássico Pisco Sour Catedral. Chegamos ao clima de Macchu Picchu sentadinhas em Copacabana.
Agora, deliciosas rosquinhas de abóbora e batata doce, foram uma surpresa de prima. Tipo bolinho de chuva em grau superior. O atendimento maravilhoso, gentil rápido e seguro nos fez pensar. Se o Peru é aqui para que ir lá?
SERVIÇO
SABOR PERUANO
RuA Aires Saldanha, 98 - Copacabana
De segunda a quinta (12h às 23h), sextas e sábados (12h à 0h) e domingos (12h às 21h)