Chega-se à esquina, sobe-se a escadaria meio caracol e é como entrar no início do século passado. Abre-se a porta e vê-se um ambiente encantador, com iluminação baixa, sofás de couro e uma decoração que mistura o clássico e o moderno de forma harmoniosa. Atemporal, é um lugar para se desacelerar, saborear drinks e petiscos e descansar. Lelo Forti, um mixologista por profissão e artista de alma, cria experiências que unem pessoas e provocam sensações prazerosas.
Sempre surpreendente, Lelo abre as portas da Blue Blazer em Botafogo, após uma trajetória de sucesso na Barra. Pensou em tudo: obras, decoração, gastronomia e uma trilha sonora incrível, inspirando-se nos tradicionais speakeasies. O bar é secreto, mas Lelo é generoso. O espaço abriga uma escola de mixologia com masterclasses, workshops e até um dia dedicado ao charuto.
Fui com o professor Douglas Libório, que já descobriu que a trilha está no Spotify. Comecei com o "Prenda-me Se For Capaz" — Ketel One, infusão de hibisco e gengibre com caramelo salgado — sabores que se misturam e se destacam. Mas somos fãs dos clássicos, e o Bloody Mary da casa é impecável: Vodka Nuda, suco de tomate caseiro e temperos frescos, com ervas plantadas por Lelo na sua cobertura.
Estamos num bar comandado por um mixologista nato, com seções dedicadas ao Martini, Negroni e criações com tequila e uísque Bourbon, além de cocktails cariocas com o mais autêntico dos gins. Há opções para todos os gostos e paladares, que fazem a vontade de ficar.
Os acompanhamentos gastronômicos também brilham: o tartare com torradas finas e o arancini com o inovador molho de hortelã são memoráveis. O sanduíche de carne assada como o da mãe com aquelas indefectíveis sobras, transformadas pela criatividade de Lelo. O conceito de speakeasy é manter o segredo. Vamos fazer ponto lá com os amigos queridos. Quem ama cuida.
SERVIÇO
BLUE BLAZER
Rua Álvaro Ramos, 11 - Botafogo
De quarta a sexta (7h à 0h) e sábado (8h à 1h)