A culinária francesa sempre foi a rainha da gastronomia, com seus molhos, folhados, pães, queijos e, claro, suas sobremesas. Ter o prazer de desfrutar de uma refeição completa, com todas as etapas, é um privilégio que merecemos, pelo menos, uma vez por ano.
A convite da querida Bianca Teixeira, uma superprofissional da comunicação, fomos, juntamente com Ursula Manso e Andrea D'Egmont — também jornalistas de primeira — ao Signatures, o primeiro restaurante da renomada escola Le Cordon Bleu na América Latina.
O Signatures é muito mais do que uma extensão acadêmica — é um verdadeiro templo da alta gastronomia em pleno coração do Rio de Janeiro. Localizado no campus da instituição em Botafogo, o restaurante oferece uma experiência sensorial completa, sofisticação, técnica francesa e também em sabores genuinamente brasileiros.
A cozinha, sob o comando dos experientes chefs Yann Kamps, Philippe Brye e Mbark Guerfi, impressiona pela execução precisa e criatividade. Lá estão todos os clássicos: o pão brioche, a manteiga bem batida, os escargots e os crudos bem elaborados — essas foram as nossas entradas. O preparo das vieiras e dos camarões é um capítulo à parte. Um deleite que começa com os guardanapos de tecido, os talheres e as taças corretos e o champagne gelado (na França, é champanhe mesmo).
O Chardonnay da Borgonha veio gelado e alimentou as conversas antes de chegarmos ao prato principal. O filé Wellington ficou descansando ao lado, comme il faut. A proteína vai ao forno e repousa por meia hora. O ponto do folhado que envolve a carne malpassada, acompanhada do mil-folhas de batata, prova o domínio das técnicas clássicas.
Para encerrar, a perfeição do crepe suzette, harmonizado com um vinho Sauternes de sobremesa. Sofisticação absoluta. Depois desse almoço, só faltou um pequeno detalhe: a vista da Tour Eiffel.
SERVIÇO
SIGNATURES
Rua da Passagem, 179 - Botafogo
De terça à sábado (12h às 15h e das 19h às 22h)