Por:

Grafite leva clássicos europeus às bancas

Depois de trazer para o Brasil aventuras de Nathan Never e Brad Barron, dois marcos do fumetti (o termo italiano para revista em quadrinhos), a Graphite, editora fundada em Nova Iguaçu pelo arquiteto Wagner Macedo, vem oxigenando o mercado de gibis no Brasil ao trazer alguns dos títulos de maior potência gráfica (de traço) do Velho Mundo pra venda via web com destaque para uma obra-prima do faroeste chamada "Welcome to Springville".

O traço de Renzo Calegari (1933-2017) é um pilar dos desenhos de western, aclamado pela excelência de seu traço dionisíaco. Ivo Milazzo também chegou a desenhar parte da epopeia de uma cidade americana no século XIX onde o colt era e Lei e o Oeste selvagem era o norte. Giancarlo Berardi assina o roteiro da aventura publicada em Itália na revista "Skorpio", de 1977 a 79, em preto e branco.

Em terras brasileiras, os habitantes dessa Springville de papel nos foram apresentados pela revista "Histórias do Faroeste", a partir do seu nº 12, de 1980. À época, a edição optou pelo chamado "formatinho", que tornava minúsculas paisagens panorâmicas de Calegari. Mas estas ganham um novo escopo na versão da Graphite. lançada graças a uma campanha de financiamento coletivo.

"Existe uma nova perspectiva para os códigos do faroeste em 'Welcome to Springville', onde um médico de modos civilizados revela-se um exímio pistoleiro numa situação em que precisa reagir. É um bangue-bangue requintado, à moda dos anos 1950, mas com gente do dia a dia", diz Macedo. (RF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.